terça-feira, 3 de março de 2009

Primeira leitura (Jonas 3,1-10)

Primeira leitura (Jonas 3,1-10)
Quarta-Feira, 4 de Março de 2009
1ª Semana da Quaresma

Leitura da Profecia de Jonas.

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
3Jonas pôs-se a caminho da grande cidade de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jo­nas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será des­truída”.
5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.
9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 50)
Quarta-Feira, 4 de Março de 2009
1ª Semana da Quaresma

— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Lucas 11,29-32)
Quarta-Feira, 4 de Março de 2009
1ª Semana da Quaresma

- O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os nini­vitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.





São Casimiro
4 de Março





Mesmo sendo patrono da juventude da Lituânia, o santo de hoje é modelo para todas as idades. Seu nome significa 'comandar'. De fato, com a graça de Deus e muito esforço, foi comandando ao longo de sua vida, todo o pensar, todo falar, todo o querer para Deus.
Filho do Rei da Polônia e família católica, Casemiro nasceu no ano de 1454. Com a ajuda da oração, da penitência, da direção espiritual e até do Papa do seu tempo, ele pôde discernir que seu chamado nao era suceder o seu pai. Renunciou ao trono, mas não deixou de ser solidario à realidade paterna, às necessidades do reino, sendo braço direito no governo do seu pai.

Teve toda uma vida de ascese e sacrifício, sendo modelo para a juventude.

Faleceu com apenas 26 anos.

São Casimiro, rogai por nós!

Copa Libertadores da América

PALMEIRAS 1 x 3 COLO-COLO

Data: 03/03/2009 (terça-feira)
Local: estádio Parque Antarctica, em São Paulo
Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina)
Auxiliares: Hernán Maidana e Ariel Bustos (ambos da Argentina)
Público: 23.285 torcedores
Renda: R$ 885.405,00
Cartões amarelos: Maurício Ramos, (PAL), Mena, Meléndez 2, Riffo, Caroca (COL)
Cartão vermelho: Meléndez (COL)
Gols: Lucas Barrios, aos 43min do primeiro tempo; Torres, aos 9min, Keirrison, aos 26min, González, aos 34min do segundo tempo

Palmeiras
Bruno; Maurício Ramos (Jumar), Edmilson e Danilo; Fabinho Capixaba (Lenny), Pierre, Diego Souza, Cleiton Xavier e Marcão (Jefferson); Willians e Keirrison
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Colo-Colo
Muñoz; Miguel Riffo, Mena e Salcedo; Figueroa, Meléndez, Sanhueza, Torres e Millar; Carranza (Caroca) e Lucas Barrios (González)
Técnico: Marcelo Barticciotto

Gelatinas em pó têm muito açúcar e pouco colágeno

Publicidade
FLÁVIA MANTOVANI
da Folha de S.Paulo

Apesar de ser uma sobremesa muito consumida por crianças, a gelatina não deveria fazer parte da alimentação infantil. É o que afirma a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) após avaliar 11 pós para preparo do produto sabor morango: quatro na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero.

Por conterem adoçantes, as versões sem açúcar já não eram recomendadas para crianças saudáveis. Mas o levantamento mostrou que mesmo as versões tradicionais não são indicadas.

SXC

Para associação, gelatina não deveria ser consumida por crianças; empresas fabricantes dizem seguir legislação em vigor no Brasil
Um dos problemas é que duas das marcas (Royal e Dr. Oetker) possuem adoçante mesmo nas versões tradicionais. Segundo a Pro Teste, a informação não tem o destaque necessário no rótulo. Nos dois casos, as embalagens trazem personagens ou promoções voltados para o público infantil.

"A quantidade de adoçante que cada um deve ingerir por dia é calculada com base no peso da pessoa. No caso da criança, é bem mais fácil atingir a dose máxima. Por isso, a não ser que ela seja diabética ou tenha acompanhamento de um especialista, não deve ingerir adoçantes", diz a nutricionista Manuela Dias, pesquisadora de alimentos da Pro Teste.

Outro problema detectado foi excesso de açúcar. A média nas versões tradicionais foi de 7,9 g por porção, que equivale a um copo, ou 120 g, de gelatina pronta. O valor ultrapassa até a quantidade que adultos devem consumir: no máximo 7,5 g em um lanche. Para crianças de um a três anos, o valor é de 3,9 g. O produto da Bretzke foi o mais açucarado: 10,9 g por porção.

A Pro Teste destaca outra questão que considera preocupante: todas as gelatinas tinham o conservante amarelo crepúsculo, que vem sendo relacionado à propensão à hiperatividade infantil. No Reino Unido, a substância é proibida.

As crianças são as mais vulneráveis aos corantes em geral, diz a nutricionista Edira Gonçalves, professora da UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Segundo ela, o consumo excessivo pode debilitar o sistema imune, favorecendo doenças como gripes.

A nutricionista lembra que a gelatina é apenas um dos produtos ricos em corante no mercado. Ela orientou uma pesquisa, publicada em 2008 na revista "Ciência e Tecnologia de Alimentos", que avaliou o consumo de gelatina, refresco em pó e refrigerante por 150 crianças. Concluiu que esses alimentos são muito comuns na dieta infantil e introduzidos bem cedo: em relação à gelatina, até um ano de idade em 95% dos casos.

Pouco nutritiva

Se a presença de colágeno é o motivo para dar gelatina às crianças, Manuela Dias diz que não vale a pena. A quantidade encontrada não ultrapassou 2 g -apesar de não haver consenso, a Pro Teste diz que alguns estudos sugerem que seriam necessários 10 g diários para haver benefícios.

"Quem consumir com essa finalidade está se enganando. Uma pessoa saudável consegue repor o colágeno apenas com uma dieta normal, rica em proteínas."

Para Dias, a gelatina é "um pó de aditivos, corantes e edulcorantes", e os pais devem preferir alimentos mais saudáveis, como iogurte e frutas. "Como a gelatina é docinha e colorida, as crianças gostam. Mas é um alimento totalmente artificial, não tem nada de morango, por exemplo, só o aditivo."

Ela diz que não há problema na ingestão de gelatina por adultos -pode ser uma boa opção para quem quer emagrecer, por exemplo. "As pessoas só não devem pensar que estão ingerindo algo nutritivo."

Além das questões nutricionais, foram constatados problemas em rótulos, como falta de informação sobre a presença de sódio e falta da data de fabricação --o dado não é obrigatório, mas a Pro Teste recomenda. A associação defende que se crie uma norma para regular gelatinas que defina parâmetros como quantidade de açúcar e de colágeno.

Gostoso de ver e mais ainda de saborear, o açúcar pode prejudicar a saúde, sim. Veja como adoçar a vida sem ele!



LAURA ANDREANI FOTO: FABIO MANGABEIRA
Branquinho, soltinho, fininho, doce e muito gostoso. Só mesmo o açúcar para reunir tantas qualidades e ser tão irresistível aos olhos e, principalmente, ao paladar. Mas o seu consumo tem restrições. O açúcar ou a sacarose é um carboidrato formado por glicose + frutose, é reconhecido por sua característica de palatabilidade, ou seja, de tornar os alimentos saborosos. "Mas com relação à importância nutricional, ele pode ser abolido do cardápio sem nenhum prejuízo para a saúde, pois ingerimos muitas outras formas de carboidratos em nossa dieta e, estes, sim, são fundamentais", afirma Ellen Simone Paiva, endocrinologista, nutróloga e diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional (SP). Os itens imprescindíveis, aos quais a médica se refere, são os carboidratos complexos, presentes em cereais, pães, batata, mandioca, milho, leguminosas e que são também encontrados nas frutas e hortaliças. São eles, juntamente com os carboidratos simples (açúcar, frutose, lactose e glicose), os responsáveis pela geração de energia, facilmente estocada e utilizada ao longo do dia. A sacarose só tem um problema: em demasia - o que não é difícil ocorrer -, ela é armazenada sob a forma de triglicérides, levando ao sobrepeso e à obesidade. E olha que ele nem é tão calórico em pequenas doses: tem apenas quatro calorias por grama. "O uso equilibrado não traz riscos à saúde. O problema é a ingestão em grande quantidade", avisa Luana Stoduto, especialista em Administração de Serviços de Alimentação (SP).

energético por natureza

Não é apenas a soma de quilos a mais na silhueta que o abuso do alimento provoca. As cáries dentárias também estão associadas a ele. Mas, diferentemente do que se imagina, o branquinho irresistível não induz à diabetes. É a obesidade que leva a este e a outros males. "O uso exagerado aumenta o valor calórico das dietas e propicia o ganho de peso, que pode predispor a doenças, como hipertensão arterial e problemas cardiovasculares", ressalta Ellen Paiva. Isso é um desafio para o nosso País, que é um dos maiores produtores mundiais do alimento, com um consumo diário de 200 gramas por pessoa (quantidade considerada até baixa se comparada aos 400 gramas diários dos americanos, mas bastante alta se levados em conta os pouquíssimos benefícios oferecidos ao organismo). É durante o refinamento, processo em que são adicionados produtos químicos, como clarificantes, antiumectantes e conservantes, que o açúcar perde componentes valiosos e torna-se pobre em termos nutricionais. Sem desmerecer a importância da glicose (energia) fornecida ao organismo, Juliana Barancelli Pansardi, nutricionista (PR ), afirma que o problema está na qualidade extremamente baixa dessa glicose e nos malefícios causados pela sua ingestão. "O açúcar refinado possui as chamadas 'calorias vazias', ou seja, não tem nada a mais de nutrientes ou benefícios a oferecer", diz. Alimentos com alto teor de açúcar e aditivos possuem baixas quantidades de cromo, um dos minerais perdidos no refino. "O cromo é necessário para a manutenção dos níveis de glicose no sangue. Quando essa taxa esté descontrolada, pode ocorrer hiperatividade e aumento da agressividade", complementa.

mude o seu paladar

Que atire a primeira pedra quem nunca caiu em tentação diante de uma vitrine repleta de guloseimas que adoçam a alma. Mas se a convivência pacífica entre o açúcar, a saúde e a silhueta impecável está ficando difícil, a solução é procurar escolhas saborosas e similares para fazer a substituição. Não faltam opções no mercado de adoçantes, mas, caso o paladar ainda não aceite bem esses produtos, o açúcar mascavo é uma troca interessante, pois é considerado mais saudável do que o tradicional, por não levar adição de produtos químicos durante o processo de refino. Tem ainda o açúcar light, com o diferencial de ser mais magro por utilizar um adoçante não calórico no seu preparo (na proporção de 50%); e o orgânico, extraído do plantio de cana-de-açúcar, sem uso de adubos nem fertilizantes químicos. Outra alternativa gostosa é o mel, um velho conhecido, que possui propriedades, vitaminas e minerais importantes para a saúde. Mas fique atenta à ressalva da endocrinologista Ellen Paiva: "Em relação ao conteúdo de sacarose, não existe diferença entre mel, açúcar refinado, mascavo ou orgânico. Todos eles têm quantidades de calorias similares, logo, provocam ganho de peso da mesma forma", alerta a médica. Como estímulo para dispensar o açúcar, lembre-se que as antigas civilizações não utilizavam complementos na alimentação e até mesmo o mel era ingerido apenas como remédio. E, se for impossível mesmo resistir, anote a dica: "Consuma o açúcar tradicional junto com alguma fibra para que ela ajude a reduzir sua absorção pelo organismo", ensina Juliana Pansardi

conheça, compare e troque

Juliana Pansardi, nutricionista, aponta as propriedades de cada tipo de açúcar para um consumo consciente:

Açúcar branco No refinamento usam-se aditivos químicos, que retiram vitaminas e sais minerais do produto, deixando só "calorias vazias" (sem nutrientes).

Frutose (frutas) Rica em enzimas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que estimulam o sistema imunológico.

Mel Tem propriedade expectorante, antibacteriana, contém minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro), vitaminas e proteínas.

Açúcar mascavo Como não passa por todas as etapas do refinamento, conserva parte (não é fonte de nutrientes) de cálcio, ferro, proteínas, vitaminas B1 e B2.

Stévia Extraído de uma planta que tem o potencial de adoçar 300 vezes mais do que o açúcar comum.

Açúcar light Combinação do açúcar refinado com adoçantes dietéticos, como aspartame, ciclamato, sacarina, entre outros. Como é necessária menor quantidade para adoçar, oferece menos calorias que a sacarose pura.

Adoçante É produzido a partir de edulcorantes e tem o poder de conferir sabor muito maior do que o açúcar comum. Além disso, possui poucas calorias.





cozinha magrela

Quem disse que não dá para desfrutar do prazer de uma sobremesa sem açúcar? Até mesmo o famoso petit gâteau ganhou sua versão magrinha e entrou para o cardápio dos "apaixonados" por doces. Siga a receita de Luana Stoduto e veja como é possível saborear essa delícia - além de arroz doce - sem sair da dieta.



petit gâteau
Rendimento: 8 porções
Calorias por porção: 190
Tempo de preparo: 30 minutos

ingredientes
 150 g de margarina light
 150 g de chocolate meio amargo
 6 gemas
 3 claras
 ½ xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
 4 colheres (sopa) de adoçante próprio para forno e fogo

modo de fazer
1. Derreta a margarina com o chocolate em banho-maria. Junte as gemas e as claras, mexendo bem, e adicione a farinha e o adoçante. Misture tudo até virar uma massa homogênea.
2. Unte oito fôrmas grandes de empada e distribua a mistura. Leve ao forno preaquecido a 250ºC por sete minutos ou até formar uma crosta na superfície do bolinho.
3. Retire, desenforme e sirva quente com uma bola pequena de sorvete de creme diet.

arroz-doce
Rendimento: 16 porções (80 g cada uma)
Calorias por porção: 105
Tempo de preparo: 2 horas

ingredientes
 2 xícaras (chá) de arroz cru
 1 litro de água
 1 colher (café) de sal
 1 colher (sopa) de margarina light
 1 canela em pau
 4 cravos-da-índia
 1 litro de leite desnatado
 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
 4 colheres (sopa) de adoçante granulado
 3 colheres (sopa) de maisena
 1 colher (chá) de canela em pó

modo de fazer
1. Deixe o arroz de molho em um 1 litro de água por uma hora. Depois coloque-o com a água em uma panela, junte o sal, a margarina e leve ao fogo.
2. Quando estiver quase cozido, adicione a canela e os cravos. Mexa de vez em quando, para não grudar no fundo da panela.
3. Adicione o leite desnatado, o leite em pó e o adoçante. Deixe ficar em fogo baixo até engrossar. Retire do fogo, coloque a maisena e misture bem com uma colher de pau.
4. Unte uma fôrma de anel com óleo de canola e disponha o arroz-doce. Leve ao forno médio, em banho-maria, por 50 minutos. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e polvilhe com a canela.

Vitaminas são esperança para proteger os olhos

Nicholas Bakalar
The New York Times
Suplementos de vitamina B podem reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade, pelo menos em mulheres com doenças cardiovasculares ou propensas a tal. A degeneração macular, uma doença que destrói a área central da retina, é a principal causa da perda de visão em pessoas acima dos 50 anos.

Num estudo publicado em 23 de fevereiro na publicação médica "The Artchives os Internal Medicine", pesquisadores acompanharam 5.205 profissionais femininas do sistema de saúde com doenças cardiovasculares ou três ou mais fatores de risco para elas. Elas foram aleatoriamente designadas a tomar um placebo ou uma combinação de ácido fólico e vitaminas B6 e B12. Após uma média de acompanhamento de 7,3 anos, houve 55 casos de degeneração macular no grupo de tratamento e 82 no grupo do placebo.

Os grupos eram similares numa ampla gama de características de saúde, mas os pesquisadores descobriram que aqueles que tomaram as vitaminas tiveram o risco de degeneração significativa reduzido em 41%. Isso pode ter ocorrido porque as vitaminas reduzem os níveis sanguíneos do aminoácido homocistina, que já foi relacionada à perda da visão.

No entanto, o principal autor do estudo, Dr. William G. Christen, professor-associado de medicina em Harvard, não recomenda o uso de vitaminas. "Esses são os primeiros dados de experimentos aleatórios indicando um possível benefício", disse ele. "O próximo passo é corroborar essas descobertas em outras populações."

RESULTADOS

Campeonato Cearense 2ª Divisão

Crato 4 x 0 Trairiense
Guarani 3x2 Aracati

Campeonato Tocantinense

Palmas 0 x 0 Inrtercap

Copa Libertadores da América
Segunda fase
Grupo 1
Palmeiras 1 x 3 Colo-Colo
Grupo 6
Caracas 2 x 0 Chivas

LOTERIAS








QUINA 2022

PREMIO DA QUINA: 903.878,41
===========================
33-35-56-60-74
Valor Acumulado para a Quina:
R$ 903.878,41
Faixa de premiação Nº de ganhadores Valor do Prêmio (R$)
Quina 0 -------------0,00
Quadra 120 ------4.069,43
Terno 6.776 --------96,09



DUPLA SENA 0739

1º SORTEIO - 08-09-10-17-35-39
Faixa de premiação Nº de ganhadores Valor do Prêmio (R$)
Sena 1 559.352,86
GANHADOR DA SENA (1º SORTEIO): RIO DE JANEIRO/RJ.
2º SORTEIO - 04-08-10-12-28-31
GANHADORES DA SENA (2º SORTEIO): VARGINHA/MG E JACAREÍ/SP.

Faixa de premiação Nº de ganhadores Valor do Prêmio (R$)
Sena 2 ----------63.660,87
Quina 40 ---------2.122,03
Quadra 1686 ---------50,35

LOTECA 353


LOTECA: CONCURSO 353 DIAS 07 e 08/03/2009

Porteiros, pedreiros e domésticas repartem prêmio carioca da Mega-Sena


Prêmio de R$ 14,5 milhões é dividido por 18 apostadores do Rio.
Cada um desembolsou apenas R$ 6 em bolão na Central do Brasil.

Do G1, no Rio

Foto: Reprodução/TV Globo No sorteio desta quarta (4), a Mega-Sena pode pagar cerca de R$ 1,5 milhão (Foto: Reprodução/TV Globo) O prêmio de mais de R$ 14,5 milhões do concurso 1.052 da Mega-Sena, que saiu para o Rio, foi dividido por 18 apostadores que participaram de um bolão na Casa Lotérica Novo Milênio, perto da Central do Brasil, no Centro da cidade. Segundo a Caixa Econômica Federal, cada um recebeu R$ 808.770,29.


O prêmio foi recebido em uma agência da Caixa na segunda-feira (2). Segundo o banco, cada um dos ganhadores desembolsou apenas R$ 6 na aposta coletiva. A bolada foi dividida entre 11 homens e 7 mulheres. Entre os ganhadores, há pessoas entre 20 e 80 anos, entre eles assalariados que trabalham como porteiros, pedreiros e empregadas domésticas.


De acordo com a Caixa, esta é a segunda vez no ano em que o prêmio da Mega-Sena é repassado para uma aposta do estado do Rio de Janeiro. No início de 2009, um apostador de Teresópolis ganhou cerca de 29 milhões.

RESULTADOS

Campeonato Inglês
Fase Única
28ª rodada
Portsmouth 0 x 1 Chelsea
West Bromwich Albion 1 x 3 Arsenal
Liverpool 2 x 0 Sunderland

Copa da Itália
Semifinal
Jogo de ida
Lazio 2 x 1 Juventus

Copa da Alemanha

Mainz 1 x 0 Schalke

Copa da França

Guingamp 1 x 0 Le Mans

Dijon 1 x 1 Grenoble * Penaltis (2x4)

Boulogne 0 x 2 Toulouse

Taça de Portugal

Pacos Ferreira 2 x 2 Nacional

PLACAR

Quarta-feira, 4 de março de 2009

Campeonato Cearense 2º Turno

Boa Viagem x Itapipoca
Guarany x Quixadá

Campeonato Cearense 2ª Divisão

Tiradentes x Tauá
Uniclinic x São Benedito


Campeonato Paulista

Santo André x Marília

Campeonato Gaúcho

Inter de Santa Maria x Brasil de Pelotas
Grêmio x Ypiranga

Campeonato Acreano

Independência x Atlético
Vasco x Rio Branco
ADESG x Andirá

Copa do Brasil

Barras-PI x Remo
Internacional x União-MT
Confiança-SE x América-RN
Atlético Sorocaba x Juventude
Tocantins x Atlético-PR
Fast x ABC
Águia de Marabá x América-MG
Atlético Roraima x Goiás
Cristal-AP x Brasiliense-DF
Vilhena x Ponte Preta
Serra-ES x CSA
Potiguar de Mossoró x Bahia
Portuguesa x Icasa
Caxias x Guaratinguetá
Campinense-PB x Misto
Santa Cruz-PE x Americano-RJ
Coritiba x Holanda-AM
Fortaleza x Desportiva-ES
Criciúma x Tupi
Central x Ceará
ASA x Vitória
Itumbiara x Corinthians
Ivinhema x Flamengo
Moto Club-MA x Náutico
Figueirense x Sampaio Correa-MA

Campeonato Inglês

Stoke City x Bolton
Wigan x West Ham
Manchester City x Aston Villa
Newcastle United x Manchester United
Tottenham x Middlesbrough
Blackburn Rovers x Everton
Fulham x Hull City

Copa Libertadores da América

Universidade do Chile x Aurora
Deportivo Táchira x Boca Juniors
Sport x LDU
Universitario de Sucre x Cruzeiro

Copa da Italia

Sampdoria x Inter Milan

Copa Del Rey - Espanha

Athletic Bilbao x Sevilla

Mallorca x Barcelona

Copa da Alemanha

Hamburger SV x Wehen

Wolfsburg x Werder Bremen

Bayer Leverkusen x Bayern Munich

Copa da França

Rodez x Paris S.G.

Ajaccio x Monaco

Sedan x Vitre

Lille x Lyon

Rennes x Lorient

Amistoso:

Al-Sadd x AC Milan

A IMPORTÂNCIA DA VIAGEM DO PAPA À TERRA SANTA

Jerusalém, 03 mar (RV) - “A próxima visita do Papa à Terra Santa influirá muito e determinará um aumento no fluxo de peregrinações”. Foi o que declarou à agência SIR (Serviço de Informação Religiosa – da Conferência Episcopal Italiana) o Custódio da Terra Santa, Padre Pierbattista Pizzaballa, comentando os dados do Ministério do Turismo israelense sobre a presença de peregrinos no mês de janeiro de 2009. Segundo as informações, as presenças diminuíram cerca de 30%, em relação ao mesmo mês de 2008.

“Durante a guerra em Gaza – explica Padre Pizzaballa – registrou-se um período de calma. O que influi nas viagens dos peregrinos foi a violência: Gaza esteve nas primeiras páginas dos jornais por muito tempo. Recebemos alguns cancelamentos e adiamentos, mas das previsões para as próximas semanas emerge uma tendência de aumento. Não são os números de 2008, que foi um ano importante, mas já se pode ver uma retomada. A fase dramática da guerra já deveria ter passado”, constatou.

Dentro dessa visão positiva, acrescenta Padre Pizzaballa, “terá muito peso a visita de Bento XVI no próximo mês de maio. Determinará, também, senão imediatamente, um ulterior aumento do fluxo de peregrinações. Os votos são de que a viagem apostólica possa verdadeiramente representar o início da recuperação definitiva”. “Não será, portanto, a crise financeira e nem mesmo a incerteza política em Israel e nos Territórios palestinos a manter distantes os peregrinos da Terra Santa cujas metas de peregrinação continuam seguras”, finalizou o custódio. (SP)

SANTA SÉ: CRIAR BEBÊS "SOB MEDIDA" É ILÍCITO

Cidade do Vaticano, 03 mar (RV) - O presidente emérito da Pontifícia Academia para a Vida, Dom Elio Sgreccia, criticou nesta terça-feira a criação de "bebês sob medida", alegando que estes atos "lesam a dignidade do feto" e são feitos apenas visando "dinheiro, interesses e caprichos".

Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Sgreccia comentou o anúncio veiculado na última segunda-feira pela clínica norte-americana Fertility Institutes, que oferece a casais a chance de escolherem as características físicas dos seus filhos, com critérios puramente estéticos. Localizado em Los Angeles, o instituto é dirigido por um dos pioneiros dos tratamentos de fertilização artificial, Jeff Steinberg.

"Não é a primeira vez que divulgam estes anúncios para atrair clientela. Em todo caso, trata-se de uma operação incorreta e lesiva à dignidade da prole, porque manipula o corpo com o objetivo de dominá-lo e transformá-lo segundo os próprios gostos" – afirmou o bispo.

"Assim como é ilícito que uma criança que apresenta defeitos seja eliminada por seleção negativa, também é ilícito que se faça uma seleção que obedeça unicamente aos desejos dos pais" – explicou.

Segundo Dom Sgreccia, a manipulação genética pode parecer uma tendência própria da sede de domínio que o absolutismo político sempre quis exercer sobre a vida das pessoas, mas, infelizmente, "este tipo de instinto de dominação é inato nos homens, mas deve ser freado pela moral e pelas leis, e sobrevive inclusive em regimes não mais totalitários". (BF)

BISPOS DA NIGÉRIA FALAM DA IMPORTÂNCIA DA VISITA DO PAPA À ÀFRICA

Roma, 03 mar (RV) – Um impulso à paz, à justiça e à reconciliação na África. É o que espera o Episcopado nigeriano da próxima visita do Papa Bento XVI a Camarões e Angola entre os dias 17 e 23 de março. Foi o que afirmaram três bispos do país africano presentes em Roma nos dias passados, para a sua visita ad Limina e entrevistados pela agência CNC. A visita concluiu-se no último dia 28 de fevereiro.

Segundo os bispos, a viagem do papa será uma ocasião para demonstrar que a Igreja deseja ajudar a sanar as divisões que continuam a dilacerar todo o continente. “Um tema que será enfrentado também no próximo Sínodo dos Bispos para a África, no mês de outubro, e do qual a viagem do Santo Padre é uma etapa importante”, recordou o bispo da diocese de Issale-Uku, Dom Michael Odogwo Elue. Essa diocese se encontra na região do Delta do Níger, famosa pelos seqüestros de estrangeiros por obra de grupos armados locais. Os conflitos étnicos, a pobreza, a corrupção dos líderes políticos e a intolerância religiosa dariam os padres sinodais temas para serem trabalhados “uma vida inteira”, disse o bispo.

Já para o bispo emérito de Enugu, Dom Anthony Okonkuo Gbujui, a visita do papa será uma ocasião para fazer entender aos povos africanos, e no específico ao povo nigeriano, que a reconciliação “é uma questão séria para a Igreja. Segundo o bispo de Nsukka, Dom Ogbonna Okobo, para reduzir a alta conflituosidade que caracteriza a sociedade nigeriana é necessária uma melhor formação na fé. Se os fiéis tivessem uma mais profunda compreensão da sua religião, disse o prelado, “não se verificariam crises interreligiosas”, porque “eles não considerariam as demais religiões como inimigas da sua religião”, observou o bispo. (SP)

BISPOS DE TODO O MUNDO EM ROMA DEBATERÃO MÍDIA

Cidade do Vaticano, 03 mar (RV) - O Pontifício Conselho das Comunicações Sociais convocou em Roma os bispos presidentes de Comissões para as Comunicações Sociais do mundo, para um Seminário intitulado “Novas perspectivas para a comunicação eclesial. Mudanças na cultura e na tecnologia da comunicação: uma reflexão teológico-pastoral”.

O encontro será de 9 a 13 de março, e o programa prevê uma série de conferências sobre os desafios da sociedade atual e da Igreja no âmbito da comunicação. Na primeira parte, os bispos debaterão sobre a evolução no campo da mídia e o acompanhamento do Magistério da Igreja. A segunda parte do Seminário será dedicada à reflexão dos bispos e à elaboração de um esboço de uma nova Instrução pastoral inspirada na “Aetatis Novae”.

Esta Instrução do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais foi publicada em 1992 com o intuito de situar as comunicações sociais no contexto cultural da época, e propor a planificação da pastoral do setor.

Na conclusão do encontro, dia 13 de março, os responsáveis da comunicação do CELAM e do Pontifício Conselho das Comunicações terão uma reunião com os membros da RIIAL, a Rede Informática da Igreja na América Latina.

Do Brasil, estarão presentes Dom Orani João Tempesta, Presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, recém-nomeado Arcebispo do Rio de Janeiro, e o Cardeal Eusebio Oscar Scheid, Arcebispo emérito do Rio de Janeiro. (CM)

DOM WARDUNI COMENTA DECISÃO SOBRE TAREK AZIZ

Bagdá, 03 mar (RV) - “A situação interna iraquiana está melhorando, portanto, se essas decisões vão na direção do bem do país e de todos os iraquianos, são bem-vindas”. Assim comentou o vigário patriarcal de Bagdá, Dom Shlemon Warduni, sobre a absolvição, decretada ontem pelo Tribunal especial iraquiano, de Tarek Aziz, ex-vice-primeiro-ministro, acusado com outros sete membros do deposto regime Saddam Hussein, de ter favorecido a execução de alguns empresários em 1992 na capital.

“Estamos caminhando em direção a um Estado de Direito, onde se podem julgar pessoas verificando, a responsabilidade de suas ações cometidas durante o passado regime, sem espírito de vingança e sem pressões”, declarou o bispo caldeu. “Queremos que a justiça seja feita com misericórdia e no respeito dos direitos humanos, para todos. Somente assim poderemos chegar a uma paz duradoura”.

Sobre a fé cristã de Tarek Aziz, Dom Warduni foi muito claro: “ele se encontra na prisão não porque é cristão, mas porque foi membro do antigo regime”. Do mesmo parecer também o procurador caldeu junto à Santa Sé, Mons. Philip Najim, para o qual “essa decisão revela a independência do Tribunal, e é um sinal de confiança para o povo”. Nesta perspectiva, concluiu Mons. Najim, “também a retirada das tropas norte-americanas do território iraquiano, anunciado pelo presidente Obama, é outro sinal de confiança nos iraquianos”. (SP)

IGREJA MEXICANA FAZ CAMPANHA EM PROL DOS POBRES

Cidade do México, 03 mar (RV) – A Conferência Episcopal do México lançou, no último domingo, 1º de março, em todas as dioceses do país a “Campanha da caridade 2009”, intitulada “As faces da pobreza”. A iniciativa – lê-se em uma nota – deseja “colocar a caridade e a justiça no centro da vida cristã”.

A campanha é organizada pela Caritas do México e tem também como objetivo “suscitar a compaixão, no sentido evangélico, o testemunho da caridade e o compromisso em prol da justiça”. Por isso, os destinatários da iniciativa, promovida pelas “dioceses comprometidas diretamente na Pastoral Social”, são os católicos do México com todas as instâncias eclesiais, e todos os homens e mulheres de boa vontade. (SP)

QUARESMA: OUVIR A PALAVRA DE DEUS NO SIGNO DA SOLIDARIEDADE

Roma, 03 mar (RV) - A Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, é um período litúrgico no qual a Igreja nos convida mais insistentemente à leitura e reflexão da Palavra de Deus, a unir a escuta à sua Palavra a uma mais intensa disponibilidade à ajuda a quem sofre dificuldades pessoais ou sociais, como nos ressalta o diretor da Caritas italiana, Mons. Vittorio Nozza, entrevistado pela Rádio Vaticano:

Mons. Vittorio Nozza:- "Destaco, de modo particular, a importância de manter estreitamente ligadas entre si as três grandes dimensões do nosso ser cristãos: a escuta, o acolhimento da Palavra, a celebração e a participação da Eucaristia. Isso se dá como momento em que se colhe – de um lado – o nosso ser amados, alcançados pela gratuidade de Deus e – de outro – o nosso viver, na vida eclesial e social, as relações: o encontro, a escuta, a atenção às diversas situações que nos levam a viver, dentro do cotidiano, o encontro com as pessoas. Logicamente, tudo isso requer um grande compromisso em termos concretos de gestos, de ações, de obras que podem ser feitas segundo aquilo que nos diz o evangelista Mateus no cap. XXIV – 'tive fome e me deste de comer' – mas também como modalidade mais bonita de viver a fraternidade na Igreja e na sociedade."

P. A Quaresma é um período em que a Igreja nos convida particularmente às práticas penitenciais da oração, do jejum e da esmola. Quem pratica a oração e o jejum na Quaresma, mas não a esmola, está esquecendo de algo importante...

Mons. Vittorio Nozza:- "Quem age assim corre o risco de fazer duas coisas muito boas – como, de fato, é o caso da oração e do jejum – mas depois não traduzir essas duas grandes ações da vida cristã, espiritual, numa relação visível no que concerne aos irmãos e irmãs. Deus nos convida ao encontro com ele na oração. Deus nos convida a uma maior relação serena, sóbria, essencial com nós mesmos. Para que não nos distanciemos das pessoas, mas saibamos imergir-nos no mundo que nos circunda com ações de comunhão, de fraternidade, de serviço e de caridade, que estão na base do nosso ser cristãos. E, portanto, saibamos testemunhar com o gesto, com a ação, com a obra, com o testemunho, com um estilo de vida que expressa bondade, que expressa amor." (RL)

ENCONTROS SOBRE COMUNICAÇÃO MOBILIZAM IGREJA LATINO-AMERICANA

Bogotá, 03 mar (RV) - Dois encontros sobre comunicação mobilizam a Igreja latino-americana esta semana.

Ontem, teve início em Bogotá, na Colômbia, o primeiro encontro organizado conjuntamente entre o Conselho Episcopal latino-americano (CELAM) e o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais. A finalidade é refletir sobre os processos comunicativos dentro da Igreja e sobre os desafios que se enfrentam no âmbito dos novos cenários da comunicação.

Além disso, diversos especialistas analisarão muitas das propostas sobre comunicação feitas durante a Conferência de Aparecida, em maio de 2007, e as políticas editoriais que financiam as publicações do CELAM.

Por fim, os participantes se ocuparão também da formação dos candidatos ao sacerdócio no âmbito das comunicações sociais, destacando as novas tecnologias.

O segundo encontro, que começa amanhã, reunirá ao invés os bispos responsáveis pelas Comissões Episcopais para as comunicações dos 22 episcopados latino-americanos e do Caribe.

Os prelados analisarão propostas e verificarão a eficácia e as características DE técnicas e métodos da comunicação. Aos bispos, será apresentado o projeto da "Wikipédia" católica (www.intermirifica.net), elaborado pelo Pontifício Conselho e pelo CELAM a fim de manter um instrumento atualizado que facilite a comunicação entre os agentes pastorais da comunicação social. (BF)

IGREJA CATÓLICA PEDE DIÁLOGO NA GUINÉ-BISSAU.

Bissau, 03 mar (RV) - Há expectativa na ex-colônia portuguesa Guiné-Bissau, depois do assassinato do presidente da República, João Bernardo Nino Vieira, e do chefe do Exército, General Tagme Na Waie. Hoje, a Assembléia Nacional se reuniu para avaliar a situação.

Os militares negam qualquer responsabilidade e anunciaram que não há perigo de golpe de Estado, mas a preocupação da comunidade internacional é forte. O secretário-geral da Onu, Ban Ki Moon, exortou as autoridades guineenses a manterem a ordem constitucional. Já na capital etíope, Adis Abeba, foi inaugurada uma reunião extraordinária do Conselho de Paz e Segurança da União Africana para decidir as próximas medidas.

A Bissau, chegou nesta terça-feira uma missão da Comunidade econômica dos países da África ocidental, que manterá encontros com o presidente interino, Raimundo Pereira, o governo e os vértices do Exército. Na cidade, a situação está sob controle.

A Rádio Vaticano contatou o vigário-geral da diocese de Bissau, Pe. Domingos Cá. Ele afirma que os dois acontecimentos surpreenderam a Igreja Católica, pois "as coisas pareciam caminhar para a normalidade e a esperança tinha sido acesa novamente no coração dos guineenses". Pe. Domingos Cá lança um apelo em nome da Igreja Católica: (BF)

Sedentarismo pode elevar risco de asma em crianças

Da BBC Brasil
Crianças pequenas que passam mais de duas horas por dia assistindo à televisão correm duas vezes mais risco de desenvolver asma, de acordo com um estudo britânico publicado na revista de medicina respiratória "Thorax".

Os cientistas dizem, contudo, que o problema se deve menos à TV em si e mais ao estilo de vida sedentário ligado ao hábito de assisti-la.

Os pesquisadores acompanharam mais de 3 mil crianças britânicas desde o nascimento até os 11 anos e meio. Todos os anos, os pais respondiam a um questionário sobre sintomas de problemas respiratórios em seus filhos e se um médico diagnosticou asma.

Os pais também foram requisitados a acompanhar os hábitos de assistir à televisão dos filhos a partir dos três anos e meio de idade.

Nenhuma criança pequena ou bebê apresentava problemas respiratórios.
Aos 11 anos e meio, 185 crianças (6%) tinham desenvolvido asma.

Horas diante da TV

E crianças que assistiram à TV durante mais de duas horas por dia apresentaram quase o dobro de possibilidade de ter sido diagnosticadas com asma do que as que assistiam menos à televisão.

Entre as crianças com asma, 2% não assistiam à TV, 20% assistiam por menos de uma hora por dia, 34% praticavam o hábito entre uma e duas horas e 44% assistiam à televisão durante mais de duas horas por dia.

Pesquisadores ressaltaram que, como nenhuma criança apresentava problemas respiratórios aos três anos e meio, é pouco provável que as crianças que desenvolveram asma tenham sido forçadas a fazer menos exercícios desde tenra idade justamente por causa dos sintomas da doença.

Eles especulam que a inatividade é uma explicação para os resultados obtidos, partindo-se da premissa de que as crianças que assistem mais TV têm vidas menos ativas - os cientistas não monitoraram diretamente os níveis de exercício das crianças durante o estudo.

No final do estudo, quando as crianças tinham 11 anos e meio de idade, constatou-se pouca diferença nos níveis de exercício físico entre os que desenvolveram asma e os que não desenvolveram.

O co-autor do estudo, James Paton, da Universidade de Glasgow, disse: "Nós achamos que o problema é inatividade, não assistir à TV."

"Pode haver um período cedo na vida quando as atividades fazem alguma coisa para proteger os pulmões."

"Pode ser que ao não ficar sentado parado você acabe respirando profundamente e isso pode ser importante no longo prazo."

Há indícios de que padrões respiratórios podem ser importantes para os músculos das vias respiratórias.

Calor aumenta 11% o risco de infarto em SP, indica pesquisa

Da Agência Estado
Em São Paulo
Em dias quentes, em que os termômetros ultrapassam a casa dos 24 graus, o risco de morte por infarto agudo do miocárdio aumenta 11% na capital, atesta pesquisa realizada pela Sociedade Paulista de Cardiologia (Socesp). Para chegar ao resultado, os pesquisadores analisaram 12.007 casos de vítimas fatais de "pane do coração". O impacto direto das altas temperaturas em um dos órgãos mais importantes do corpo humano foi medido por meio do cruzamento de três bancos de dados.


A temperatura na cidade de São Paulo ontem (2) passou dos 31º C; segundo cardiologistas, o calor causa mais infartos
A Prefeitura de São Paulo forneceu dados sobre morte por enfarte; na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) foi obtido o índice de concentração de poluentes; e um terceiro dado sobre a temperatura média diária teve como base as medições pelo Instituto de Geofísica da Universidade de São Paulo. "Entre 20 e 21 graus foi obtida a menor taxa de infarto", afirma um dos autores do estudo, Luiz Antônio César, vice-presidente da Socesp e médico do Incor. "A medida que a temperatura aumentou, o risco de problemas também cresceu, atingindo um acréscimo de 11% na escala entre 23,8 e 28 graus", completa.

Ontem, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os paulistanos enfrentaram mais um dia em que a condição climática foi arriscada ao coração. A média diária ficou em 33,3 graus. A explicação para o calor influenciar no risco de problemas cardiovasculares é que o suor em excesso promove a concentração de colesterol, queda da pressão e deixa o sangue mais denso, condições ideais para o enfarte e derrame.

Conclusões semelhantes estão em outro estudo brasileiro, publicado na Revista de Saúde Pública, feito com 7 mil pacientes que chegaram aos prontos-socorros em 1993. Foi concluído que 4,9% das internações anuais por infartos e 2,8% das de derrame são devido à alta temperatura. E um relatório publicado em 2005 pelo Centers for Disease Control and Prevention (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), entidade norte-americana, apontou que entre 1979 a 2002, 4.780 mortes foram atribuídas à exposição ao calor extremo.

Idosos

Não é apenas o coração o único que adoece em dias bem quentes. Paulo Olzon, clínico geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), lembra que os efeitos na saúde são vários e que algumas pessoas, em especial os idosos, podem até mesmo morrer de calor. "Um diagnóstico que quase não é feito no Brasil, mas que existe. É a hipertermia, quando o corpo não consegue eliminar o calor, situação muito comum de ser relatada em países da Europa e nos EUA." As informações são do Jornal da Tarde.

Gás responsável por cheiro de ovo podre pode ajudar na cura da impotência


Da BBC Brasil
O gás responsável pelo mau cheiro de um ovo podre pode ser a chave para um novo medicamento contra a impotência, segundo cientistas da Universidade de Nápoles, na Itália.

Eles descobriram que a liberação de sulfeto de hidrogênio no pênis tem um papel importante na ereção.

Em um artigo publicado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences", os pesquisadores dizem que a descoberta pode levar à criação de uma droga alternativa ao Viagra.


O sulfeto de hidrogênio, que tem cheiro de ovo podre, ajuda a relaxar células nervosas do pênis, estimulando o fluxo sanguíneo

O Viagra é o medicamento mais popular usado contra a impotência, mas muitos homens com o problema não respondem ao remédio.

Relaxamento

Segundo os cientistas na Itália, o sulfeto de hidrogênio ajuda a relaxar células nervosas do pênis, estimulando o fluxo sanguíneo.

Pesquisas anteriores mostraram que outra substância, o óxido nítrico, agia de maneira semelhante, mas em outra área do pênis. Esta descoberta acabou levando ao desenvolvimento do Viagra.

Os estudiosos da Universidade de Nápoles testaram a teoria sobre o sulfeto de hidrogênio injetando o gás no tecido erétil retirado intacto de oito homens que haviam passado por uma cirurgia de mudança de sexo. Eles também aplicaram a substância em ratos.

Giuseppe Cirino, chefe da equipe de pesquisadores, disse ter certeza de que o gás é parcialmente responsável pelo processo de ereção, e que isso poderia levar ao desenvolvimento de um novo remédio.

"A descoberta pode ajudar a desvendar os complexos mecanismos por trás da fisiologia da ereção humana, e pode levar ao desenvolvimento de técnicas terapêuticas para a disfunção erétil e outros problemas semelhantes", afirmou.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de metade dos homens com mais de 40 anos apresentam alguma queixa em relação a suas ereções.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Santos Marino e Astério

Santos Marino e Astério
3 de Março

O santos de hoje, foram mártires do seculo III.

São Marino era oficial romano, mas sobretudo, cristão. Já tinha feito seu caminhar com Cristo, estando em constante aprofundamento. No Império, não era reconhecido como cristão, e nem era possível uma evangelização aberta. Mas com sua vida, seu jeito profissional de ser, comunicava a verdade e o amor.

Era cogitado para ocupar uma posição chave: a de centurião romano na Cesareia.
Outros queriam esse cargo, e sabiam que ele era cristão. Por isso, um deles levantou uma lei antiga,onde para assumir o cargo era preciso antes sacrificar aos deuses. Imendiatamente Marino revelou-se publicamente que não poderia fazer isso e professou sua fé.
Pela admiração que muitos tinham por ele, não o mataram na hora. Deram a ele 3 horas para escolher pelo apostatar da fé ou a morte.

Ao sair do pretório, encontrou com o bispo Teotecno que o levou à igreja e, apontando-lhe para uma espada e para o evangelho, o motivou a fazer uma escolha digna de cristão. O oficial livremente abraçou o evangelho.

Passado o tempo, as autoridades o quiseram ouvir. Marino permaneceu fiel por amor a Cristo e à Igreja e acabou sendo degolado. Isto no ano de 260.

De repente, Astério se aproximou do corpo, o cobriu e enterrou o oficial. Ele sabia que isso poderia levá-lo ao martírio também. E foi o que aconteceu.

O testemunho deles nos convida a evangelizarmos a partir da nossa vida, e em todos os lugares da sociedade, e a nunca renunciarmos a nossa fé, mesmo que o martírio nos espere.

Santos Marino e Astério, rogai por nós!

Primeira leitura (Isaías 55,10-11)

Primeira leitura (Isaías 55,10-11)
Terça-Feira, 3 de Março de 2009
1ª Semana da Quaresma

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Isto diz o Senhor: 10Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca, não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 33)
Terça-Feira, 3 de Março de 2009
1ª Semana da Quaresma

- O Senhor liberta os justos de todas as angústias.
— O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda a angústia.
— O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.
— Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Evangelho (Mateus 6,7-15)
Terça-Feira, 3 de Março de 2009
1ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

RESULTADOS

Campeonato Pernambucano
Segundo Turno
1ª rodada

Santa Cruz 1 x 0 Sete de Setembro

Campeonato Mineiro
Primeira fase
7ª rodada

Ubervaba 1 x 0 Villa Nova

Campeonato Português
Fase Única
20ª rodada


Braga 1 x 0 Vitória de Guimarães

Tênis
Aberto de Monterrey
Primeira rodada
Feminino
Maria Kirilenko (RUS) 2 x 0 Marina Erakovic (NZL), 6-4 e 6-3
Lucie Safarova (TCH) 2 x 0 Melissa Torres Sandoval (MEX), 6-4 e 6-1
Zheng Jie (CHN) 2 x 0 Urszula Radwanska (POL), 6-3 e 6-3
Gisela Dulko (ARG) 2 x 0 Nathalie Dechy (FRA), 6-4 e 7-5

Rexona-Ades disputa clássico da Superliga de Vôlei

A partida contra o São Caetano/Blausiegel reunirá cinco campeãs olímpicas nas duas equipes

Rio de Janeiro – O Rexona-Ades retornará à Superliga Feminina de Vôlei nesta terça-feira, às 20 horas, para disputar com o São Caetano/Blausiegel o grande clássico do quarto turno do campeonato. O confronto, último desta etapa a se realizar no Ginásio do Tijuca, no Rio, terá transmissão do canal SporTV. Campeão dos três primeiros turnos, o time carioca depende apenas de uma vitória nos dois próximos jogos para assegurar a liderança geral da competição e o direito de mando de quadra na fase dos playoffs.

Uma vitória em dois jogos e o Rexona-Ades não poderá ser mais alcançado por nenhuma outra equipe na fase de classificação, ainda que não se classifique para a final do quarto torneio.

O duelo entre Rexona-Ades (líder da Superliga com 44 pontos e dono do melhor bloqueio) e São Caetano/Blausiegel (terceiro colocado, com o ataque mais eficiente), será marcado pela presença de cinco campeãs olímpicas em quadra. Na equipe carioca jogam a líbero Fabi e a meio-de-rede Fabiana, segunda melhor bloqueadora do torneio, com 26,96% de aproveitamento. O time paulista conta com a levantadora Fofão, a oposto Sheilla e a ponteira Mari.

"É um dos times favoritos para vencer a Superliga, vem brigando desde o terceiro torneio por uma colocação melhor. É um adversário perigoso, têm talentos de ouro. Por isso, precisamos nos concentrar e fazer a nossa parte”, avaliou o técnico Bernardo Rezende.

A ponteira Érika, 28 anos e 1,79m, também acredita que o jogo exigirá uma dose extra de concentração, além de muita paciência por parte das jogadoras. "É uma equipe que vem crescendo ao longo do campeonato, tem um tripé forte com jogadoras experientes. Com certeza elas virão arriscando tudo para estarem fortes no playoff. Será um jogo perigoso”, disse Érika.

Em sua primeira temporada no Rexona-Ades, a meio-de-rede Carol Gattaz, 27 anos e 1,92 m, espera por uma partida perigosa, em que o potencial de ataque do adversário poderá exigir um esforço muito maior do time carioca. Para a atleta, será preciso redobrar a atenção. "Será um grande clássico, é a chance que elas terão de recuperar a colocação para o playoff. É um time rápido, que precisamos estudar muito. Todo cuidado é pouco”, finalizou Carol, de 27 anos e 1,92 m.

Depois da partida desta terça-feira, o Rexona-Ades viajará para Brusque, Santa Catarina, onde encerrará sua participação no quarto turno da Superliga Feminina de Vôlei, num jogo contra o Brasil Telecom, em 7 de março.

Mais informações no site: www.rexonaades.com.br

LOCAL DA COMUNICAÇÃO – Heleni Felippe (MTB 13507), Tel.: (11) 3263-0683 e (11) 8457-9704, Vanessa Asturiano, Tel.: (21) 7834-0268 e Juliana Leite; e-mails: heleni@localcom.com.br e vanessalocal@uol.com.br




Praça Oswaldo Cruz, 124, Conjunto 24 - Paraíso - São Paulo - CEP 04004-070

10 segredos para deixar a dieta mais fácil

Com estas dicas, seguir o cardápio light vira uma moleza
Mesmo quem já conseguiu vencer a balança pena com ela: sdd, ou síndrome do desânimo na dieta. Os sintomas são preguiça de preparar um lanchinho light e bem gostoso, palpitações na frente de uma confeitaria e tremedeira na hora de montar o prato num restaurante por quilo.

Brincadeiras à parte, tem hora que a gente tem vontade de dormir na hora do almoço só para evitar certas situações (como uma bancada cheia de sobremesas transbordando calorias). O jeito, então, é simplificar nossa vida.

É verdade que cada um acaba encontrando um caminho. E o que vale é você ir por ele numa boa. Mas, às vezes, a rota anda meio cheia de desvios e um mapinha pode ajudar. Abaixo, eu divido com você as pistas que sigo para chegar mais depressa no meu objetivo. Tomara que elas facilitem um pouco a sua jornada rumo ao peso ideal. Mas, se alguma coisa der errado, acalme-se. Junto à toda equipe do Dieta & Saúde, estou por aqui para que tudo volte aos trilhos.

Até a próxima,
Roberta Stella
Chefe da equipe nutricional Minha Vida

1- Saiba o que pode ser ingerido: os cardápios são referência para o que pode ou não pode ser ingerido. Conhecendo bem as refeições e os alimentos que as compõem, fica fácil fazer a escolha. Mesmo que, em determinado dia, não seja possível seguir religiosamente o que foi determinado. Conhecer os alimentos e os tamanhos das porções é fundamental para ter uma segunda alternativa quando não há as opções descritas no cardápio.

2- Troque o proibido pelo permitido: uma dieta bem elaborada permite a ingestão de pequenos lanches entre as refeições principais . Dessa maneira, irá se alimentar a cada 3 horas. Entretanto, é necessário trocar a barrinha de chocolate pela fruta menos calórica. Permita-se experimentar novos sabores. Uma dieta equilibrada deve conter frutas, legumes e verduras. Se você não tem o hábito de ingerir esses alimentos, está na hora de se propor a melhorar.

3- Faça compras saudáveis: na hora da compra do supermercado, vá com uma lista em mãos. Não se permita a comprar doces, salgadinhos, queijos calóricos. O pior erro é fazer a própria armadilha.

4- Não dê chances para desistir: escorregões nas primeiras semanas da dieta são comuns. Entretanto, eles não podem ser desculpa para maiores exageros ou desistência do objetivo de emagrecer. Exagerou? Volte em seguida à alimentação proposta para que elimine peso. Não precisa esperar a segunda-feira para fazer isso. Se exagerou no almoço, volte a controlar a alimentação no mesmo dia.

5- Saiba quais locais freqüentar: selecionar os lugares onde oferecem alimentos mais saudáveis é fundamental para manter-se firme na dieta. Se há as opções mais tentadoras, controle-se. Opte sempre pela opção mais saudável e que trará o resultado esperado. Além disso, saber onde se alimentar é fundamental para propor um local de encontro com os amigos e com a família.

6- Organize a geladeira e despensa: deixar visível os alimentos calóricos e, ao mesmo tempo, os preferidos é uma isca para sair da dieta quando a fome, a ansiedade, o nervosismo, a briga com o namorado, a pressão no trabalho aparecer. Antes de começar a dieta, faça uma faxina na geladeira e na despensa. Deixe-as o mais saudável possível. Se você convive com outras pessoas, faça um cantinho só seu. Se estiver com fome, não fuce no lugar alheio. Busque os seus alimentos saudáveis.

7- Converse com seus amigos: fale a eles sobre a sua nova decisão de emagrecer. Mostre a importância que isso tem para você. Assim, quando forem sair ou se encontrar, será mais fácil deles entenderem e optarem por um barzinho ou restaurante que você indicar. Fazer dieta não é sinônimo de exclusão social. Mas é preciso ter ajuda e entendimento para que possa manter-se firme no que é proposto. E, é claro, mostre a eles que você está determinado a alcançar o seu objetivo.

8- Busque se informar: quanto mais você ler sobre alimentação saudável, a importância e os benefícios que ela traz para o corpo, mais fácil será manter-se firme na dieta para atingir o peso desejado. E perceberá que, apesar do fator estético ser a principal causa citada por quem quer emagrecer, a boa saúde e a melhor qualidade de vida são objetivos muito maiores- e mais importantes - de serem alcançados.

9- Estipule diversas metas: durante o processo de emagrecimento é importante colocar pequenas metas . Se o objetivo é emagrecer 20 quilos, comece estipulando a eliminação de 5 quilos. Conforme for avançando, perceberá que é possível atingir a meta final, além de se estimular a cada pequeno objetivo alcançado.

10- Mude o foco: quando a vontade de comer aquele doce ou de atacar a geladeira não sai da cabeça, é hora de mudar o foco. Desvie a atenção da comida. Faça alguma outra atividade. Leia um livro, assista a um filme ou programa, faça caminhadas, arrume a casa, o escritório ou faça uma faxina na sua caixa de emails. Dessa maneira, ocupará a mente e, quando perceber, estará na hora de fazer a próxima refeição.12

Iogurtes têm papel de destaque em cardápio saudável
As diferentes versões do produto oferecem uma lista grande de benefícios à saúde
Derivados do leite e, por isso, boas fontes de cálcio, os iogurtes são freqüentes participantes não só no cardápio de quem está de dieta, como também daqueles que mantêm uma alimentação balanceada. A variedade deles exposta nas prateleiras dos supermercados faz a lista de benefícios aumentar ainda mais. Divididos em categorias como naturais, desnatados, light e funcionais, os iogurtes recheiam a dieta com variadas vantagens.

O Minha Vida selecionou alguns dos principais representantes de tais categorias e mostra, a seguir, quais vantagens você tem ao incluir os iogurtes na sua lista de compras.

Iogurtes naturais

Iogurte natural: com sabor suave, o produto pode ser consumido puro ou ainda ser usado em receitas como saladas, pães, doces, sorvetes, molhos e recheios variados. O iogurte natural ganha destaque por conter todos os nutrientes oferecidos pelo leite, como proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Seus microorganismos vivos exercem influência positiva no organismo. A Nestlé oferece ainda variações com mel e suco de frutas, por exemplo.

Iogurtes desnatados

Iogurte natural desnatado: com os mesmos benefícios oferecidos pela sua versão natural, o iogurte desnatado tem a vantagem de conter menos gordura em sua fórmula, tendo assim, um baixo valor calórico. A menor quantidade de gordura é recomendada não só a quem quer emagrecer, como também àqueles que estão de olho nos índices de colesterol.

Iogurtes funcionais

Activia: mais cremoso que os iogurtes tradicionais, o produto da Danone foi especialmente desenvolvido para ajudar a regular o intestino preguiçoso. O segredo de sua fórmula é a presença do bacilo DanRegularis. Segundo a marca, é o único que consegue percorrer o trato gastrointestinal, chegando vivo e em grandes quantidades ao intestino, garantindo um trânsito regular. O iogurte é encontrado em sabores variados, como manga, nozes, ameixa, morango, coco, além do original. Na linha fibras, você encontra sabores como aveia, frutas vermelhas e cereais e mel e cereais. O iogurte que atua contra a prisão de ventre ainda é fornecido em sua versão light, com 0% de gordura em sabores como pêssego, morango e ameixa.

Bio Fibras Batavo: o iogurte se destaca no mercado com a presença de dois lactobacilos funcionais (lactobacillus acidophilus e bifidobacterium lactis), 0% de gordura e colesterol, e é enriquecido com fibras. São os dois lactobacilos que garantem a regularização do trato intestinal por completo, atuando tanto no intestino grosso quanto no delgado. Além de equilibrar a flora intestinal, a linha oferece um baixo valor calórico, com 81 calorias por 100 ml. Dá para encontrar o iogurte nos sabores morango, ameixa e mamão, além do branco.

Iogurtes light

Pense light: ao trazer uma formulação com 0% de gordura e sem adição de açúcar, a linha de iogurtes da Batavo tem aproximadamente 50% de calorias a menos que os produtos regulares. A marca afirma ainda que os iogurtes da linha Pense Light fornecem 25% de calorias a menos que os iogurtes light da concorrência. Mais um ponto a favor deles é que são enriquecidos com vitaminas A, C, D e E. Entre os 23 produtos da linha com poucas calorias, estão os iogurtes com pedaços de frutas, os iogurtes líquidos, os iogurtes cremosos e os iogurtes com suco, todos com sabores variados.

Molico batido light: o produto da Nestlé alia cremosidade e o sabor do mel a nutrientes como cálcio e proteínas. Um copo de 200 ml do iogurte atende cerca de 22% da necessidade diária de cálcio e 8% da necessidade diária de proteínas. Outras características de Molico são que ele apresenta 0% de açucares e 0% de gorduras.12

www.minhavida.uol.com.br

COPA DO BRASIL

Confira a arbitragem da Copa do Brasil:


DATA: 04/03/2009 às 15:00
ESTÁDIO: ESTIVA/SERRA
SERRA/ES x CSA/AL
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
RENATO CARDOSO DA CONCEIÇÃO/MG
GUILHERME DIAS CAMILO/MG
JANETTE MARA ARCANJO/MG
4º ÁRBITRO
EUCIMAR LUIS RAMOS/ES
OBSERVADOR
MAURILIO XAVIER TEIXEIRA /ES
DATA: 04/03/2009 às 15:40
ESTÁDIO: JUCA FORTES/BARRAS
BARRAS/PI x REMO/PA
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
CLESTON SANTINO PEREIRA /CE
THIAGO GOMES BRIGIDO/CE
ARMANDO LOPES DE SOUZA/CE
4º ÁRBITRO
AFONSO AMORIM DE SOUZA/PI
OBSERVADOR
LUIZ ALBERTO PINHEIRO LEAL NUNES /PI


DATA: 04/03/2009 às 19:30
ESTÁDIO: BEIRA-RIO/PORTO ALEGRE
INTERNACIONAL/RS x UNIÃO/MT
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
WAGNER TARDELLI AZEVEDO/SC(ESPECIAL)
ALCIDES ZAWASKI PAZETTO/SC
LUIS ALBERTO KALLENBERGER/SC
4º ÁRBITRO
MARCIO CRISTIANO BRUM CORUJA/RS
OBSERVADOR
LUIZ CUNHA MARTINS/RS
DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: CANINDÉ/SÃO PAULO
PORTUGUESA/SP x ICASA/CE
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
JOAO BATISTA DE ARRUDA/RJ
EDINEY GUERREIRO MASCARENHAS/RJ
WAGNER DE ALMEIDA SANTOS/RJ
4º ÁRBITRO
EDUARDO CESAR CORONADO COELHO/SP
OBSERVADOR
ALMIR ALVES DE MELLO/SP


DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: HERIBERTO HULSE/CRICIÚMA
CRICIÚMA/SC x TUPI/MG
TRANSPORTE: AÉREO
ESCALA
GUILHERME CERETA DE LIMA/SP
NILSON DE SOUZA MONÇÃO/SP
EVERSON LUIS LUQUESI SOARES/SP
4º ÁRBITRO
JOAO FERNANDO DA SILVA/SC
OBSERVADOR
WALDIR LODETTI/SC
DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: COUTO PEREIRA/CURITIBA
CORITIBA/PR x HOLANDA/AM
TRANSPORTE: AÉREO
ESCALA
MARCOS MATEUS PEREIRA/MS
EDUARDO GONCALVES DA CRUZ/MS
ANTONIO LUIZ GUIMARAES LUGO/MS
4º ÁRBITRO
MARCOS DANIEL DE CAMARGO/PR
OBSERVADOR
LEONIDES DREVECK/PR


DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: CASTELÃO/CE/FORTALEZA
FORTALEZA/CE x DESPORTIVA/ES
TRANSPORTE: AÉREO
ESCALA
CLAUDIO LUCIANO MERCANTE JUNIOR/PE(ASP.FIFA)
JOSSEMMAR JOSE DINIZ MOUTINHO/PE
JULIO CEZAR BEZERRA DA SILVA/PE
4º ÁRBITRO
JOAQUIM WEBESTER FLORENÇO MARTINS/CE
OBSERVADOR
JOAO DA COSTA FILHO/CE
DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: ERNANI SÁTIRO/CAMPINA GRANDE
CAMPINENSE/PB x MISTO/MS
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
SUELSON DIOGENES DE FRANÇA MEDEIROS/RN
LORIVAL CANDIDO DAS FLORES /RN
LUIZ CARLOS CAMARA BEZERRA/RN
4º ÁRBITRO
JEFFERSON RAFAEL DOS SANTOS/PB
OBSERVADOR
EDNALDO DA SILVA ALMEIDA/PB


DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: CENTENÁRIO/CAXIAS S.
CAXIAS/RS x GUARATINGUETA/SP
TRANSPORTE: AÉREO
ESCALA
ANTONIO DENIVAL DE MORAIS/PR
APARECIDO DONIZETTI SANTANA/PR
JOSE AMILTON PONTAROLO /PR
4º ÁRBITRO
RONALDO SANTOS DA SILVA /RS
OBSERVADOR
FLAVIO PINHEIRO ABREU/RS
DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: LOURIVAL BATISTA/ARACAJU
CONFIANÇA/SE x AMÉRICA/RN
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
MARIELSON ALVES SILVA/BA
BELMIRO DA SILVA/BA
MARCOS WELB ROCHA DE AMORIM /BA
4º ÁRBITRO
PAULO ANTONIO SANTOS DE ANDRADE/SE
OBSERVADOR
VALMIR OLIVEIRA NASCIMENTO/SE


DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: VIVALDO LIMA/MANAUS
FAST/AM x ABC/RN
TRANSPORTE: AÉREO
ESCALA
ROSINILDO GALDINO DA SILVA/RR
NILTON PEREIRA DA SILVA/RR
GEAN CARLOS MENEZES DE OLIVEIRA/RR
4º ÁRBITRO
MANUEL DOMINGOS CONCEICAO CRUZ/AM
OBSERVADOR
RAIMUNDO NONATO DA SILVA /AM
DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: NOGUEIRÃO/MOSSORÓ
POTIGUAR/RN x BAHIA/BA
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
EMERSON BATISTA DA SILVA/PB
MARCIO FREIRE LOPES/PB
HUMBERTO TADEU ALVES DE ABREU/PB
4º ÁRBITRO
REGINALDO GOMES DA SILVA/RN
OBSERVADOR
FRANCISCO ARMANDO FALCAO LEAL/RN


DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: WALTER RIBEIRO/SOROCABA
ATLÉTICO SOROCABA/SP x JUVENTUDE/RS
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
ALICIO PENA JUNIOR/MG(ESPECIAL)
MARCIO EUSTAQUIO S. SANTIAGO/MG(FIFA )
HELBERTH COSTA ANDRADE/MG
4º ÁRBITRO
ELCIO PASCHOAL BORBOREMA /SP
OBSERVADOR
MARCIO VERRI BRANDAO/SP
DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: RIBEIRÃO/BOA VISTA
ATLÉTICO/RR x GOIÁS/GO
TRANSPORTE: AÉREO
ESCALA
ANTONIO CESAR NEGREIROS DE SOUZA/AM
BASILIO MONTEIRO DA SILVA/AM
JANDER RODRIGUES LOPES/AM
4º ÁRBITRO
GERVALIO TAIGO DE CARVALHO LIRA/RR
OBSERVADOR
CLOVES CAMPOS RATES /RR


DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: ROSENÃO/PARAUPEBA
ÁGUIA MARABÁ/PA x AMÉRICA/MG
TRANSPORTE: AÉREO
ESCALA
FRANCISCO LEONE DE OLIVEIRA/TO
FABIO PEREIRA /TO
FRANCISCO CASIMIRO DE SOUSA/TO
4º ÁRBITRO
CLAUBER JOSE MIRANDA/PA
OBSERVADOR
LENILSON PEDRO PAULO DE ALCANTARA/PA
DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: GLICÉRIO MARQUES/MACAPÁ
CRISTAL/AP x BRASILIENSE/DF
TRANSPORTE: AÉREO
ESCALA
ROBSON MARTINS FERREIRA/MA
AELSON MARIANO CAMPELO GOMES /MA
SERGIO HENRIQUE CAMPELO GOMES /MA
4º ÁRBITRO
ELIVALDO CASSIO DOS SANTOS RIBEIRO/AP
OBSERVADOR
CARLOS AUGUSTO DE ALMEIDA LIMA /AP


DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: PORTAL DA AMAZÔNIA/VILHENA
VILHENA/RO x PONTE PRETA/SP
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
EDILSON RAMOS DA MATA /MT
LINCOLN RIBEIRO TAQUES/MT
FABIO RODRIGO RUBINHO/MT
4º ÁRBITRO
MARCELO ALVES DOS SANTOS/MT
OBSERVADOR
JOÃO DALMO ALVES DA SILVEIRA /RO
DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: NILTON SANTOS/PALMAS
TOCANTINS/TO x ATLÉTICO/PR
TRANSPORTE: AÉREO
ESCALA
JOSE CALDAS DE SOUZA/DF
MARRUBSON MELO FREITAS/DF
ENIO FERREIRA DE CARVALHO/DF
4º ÁRBITRO
ADRIANO DE CARVALHO/TO
OBSERVADOR
SAMUEL BARBOSA DOS SANTOS/TO


DATA: 04/03/2009 às 21:50
ESTÁDIO: LACERDÃO/CARUARU
CENTRAL/PE x CEARÁ/CE
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
JOSE RENATO ALBUQUERQUE SOARES/PB
GRISELILDO DE SOUZA DANTAS/PB
BRONEY MACHADO/PB
4º ÁRBITRO
ADRIANO SIEBRA PAES BARRETO/PE
OBSERVADOR
ELIAS COELHO DA SILVA /PE
DATA: 04/03/2009 às 21:50
ESTÁDIO: ORLANDO SCARPELLI/FLORIANÓPOLIS
FIGUEIRENSE/SC x SAMPAIO CORRÊA/MA
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
MARCIO CHAGAS DA SILVA/RS
PAULO RICARDO SILVA CONCEICAO/RS
JOAO LUCIO MONTEIRO DE SOUZA JR/RS
4º ÁRBITRO
EDMUNDO ALVES DO NASCIMENTO/SC
OBSERVADOR
HELIO PRADO/SC


DATA: 04/03/2009 às 21:50(4)
ESTÁDIO: NHOZINHO SANTOS/SÃO LUIS
MOTO CLUB/MA x NÁUTICO/PE
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
ANTONIO SANTOS NUNES/PI
FRANCISCO NURISMAN MACHADO GASPAR/PI
FRANCISCO PEREIRA DE LIMA JUNIOR/PI
4º ÁRBITRO
JORGE LUIS VIANA DA SILVA/MA
OBSERVADOR
RENATO RODRIGUES DA SILVA/MA
DATA: 04/03/2009 às 21:50(4)
ESTÁDIO: REI PELÉ/MACEIÓ
ASA/AL x VITÓRIA/BA
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
CLAUDIO FRANCISCO LIMA E SILVA/SE
IVANEY ALVES DE LIMA/SE
RENISON NUNES FREIRE/SE
4º ÁRBITRO
FRANCISCO CARLOS DO NASCIMENTO/AL
OBSERVADOR
HERCULES MARTINS /AL


DATA: 04/03/2009 às 21:50(4)
ESTÁDIO: J. KUBITSCHEK/ITUMBIARA
ITUMBIARA/GO x CORINTHIANS/SP
TRANSPORTE: AÉREO
ESCALA
PABLO DOS SANTOS ALVES /RJ
RICARDO MAURICIO FERREIRA DE ALMEIDA/RJ
MARCELO BRAZ MARIANO /RJ
4º ÁRBITRO
EDUARDO TOMAZ DE AQUINO VALADAO/GO
OBSERVADOR
URIAS CRESCENTE ALVES JUNIOR/GO
DATA: 04/03/2009 às 21:50(4)
ESTÁDIO: MORENÃO/CAMPO GRANDE
IVINHEMA/MS x FLAMENGO/RJ
TRANSPORTE: AÉREO
ESCALA
ANDRE LUIZ DE FREITAS CASTRO/GO
FABRICIO VILARINHO DA SILVA /GO
CRISTHIAN PASSOS SORENCE/GO
4º ÁRBITRO
MANOEL PAIXÃO DOS SANTOS/MS
OBSERVADOR
AMAURY CATELLI ALCÂNTARA/MS


DATA: 05/03/2009 às 19:30
ESTÁDIO: MARACANÃ/RIO DE JANEIRO
FLUMINENSE/RJ x NACIONAL/PB
TRANSPORTE: AÉREO
ESCALA
JEFFERSON SCHMIDT/SC
CARLOS BERKENBROCK/SC(FIFA )
KLEBER LUCIO GIL/SC
4º ÁRBITRO
FELIPE GOMES DA SILVA/RJ
OBSERVADOR
JOAO JOSE DA SILVA LOUREIRO/RJ
DATA: 05/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: DURIVAL BRITO/CURITIBA
PARANÁ/PR x MIXTO/MT
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
MARCELO APARECIDO RIBEIRO DE SOUZA/SP
CARLOS AUGUSTO NOGUEIRA JUNIOR/SP
VICENTE ROMANO NETO/SP
4º ÁRBITRO
MAURICIO BATISTA DOS SANTOS /PR
OBSERVADOR
AFONSO VITOR DE OLIVEIRA /PR


DATA: 05/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: ARRUDA/RECIFE
SANTA CRUZ/PE x AMERICANO/RJ
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
JOAO ALBERTO GOMES DUARTE/RN
EDUARDO LINCOLN NEVES/RN
JOSE DA SILVA SOBRINHO /RN
4º ÁRBITRO
PATRICIO ANTÔNIO DE SOUZA/PE
OBSERVADOR
FRANCISCO DOMINGOS DA SILVA /PE
DATA: 05/03/2009 às 21:30
ESTÁDIO: BEZERRÃO/GAMA
DOM PEDRO II/DF x BOTAFOGO/RJ
TRANSPORTE: TERRESTRE
ESCALA
ELMO ALVES RESENDE CUNHA/GO(ASP.FIFA)
MARCO ANTONIO DE MELLO MOREIRA/GO
JOAO PATRICIO DE ARAUJO/GO
4º ÁRBITRO
SERGIO ANTONIO DOS SANTOS/DF
OBSERVADOR
JOSÉ RENÊ COSTA GALDINO/DF

COPA DO BRASIL

Trio cearense atua em jogo no Piauí


A Comissão Nacional de Arbitragem sorteou na tarde desta segunda feira 02/03, os árbitros que atuarão nos próximos jogos da Copa do Brasil. Destaque para o trio cearense no jogo Barras x Remo. Confira não só esta, como também as esclas para os jogos dos cearenses na competição.



BARRAS/PI x REMO/PA
DATA: 04/03/2009 às 15:40
ESTÁDIO: JUCA FORTES/BARRAS
ESCALA
CLESTON SANTINO PEREIRA /CE
THIAGO GOMES BRIGIDO/CE
ARMANDO LOPES DE SOUZA/CE
4º ÁRBITRO
AFONSO AMORIM DE SOUZA/PI


PORTUGUESA/SP x icasa/CE
DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: CANINDÉ/SÃO PAULO
ESCALA
JOAO BATISTA DE ARRUDA/RJ
EDINEY GUERREIRO MASCARENHAS/RJ
WAGNER DE ALMEIDA SANTOS/RJ
4º ÁRBITRO
EDUARDO CESAR CORONADO COELHO/SP
OBSERVADOR
ALMIR ALVES DE MELLO/SP
FORTALEZA/CE x DESPORTIVA/ES
DATA: 04/03/2009 às 20:30
ESTÁDIO: CASTELÃO/CE/FORTALEZA
ESCALA
CLAUDIO LUCIANO MERCANTE JUNIOR/PE(ASP.FIFA)
JOSSEMMAR JOSE DINIZ MOUTINHO/PE
JULIO CEZAR BEZERRA DA SILVA/PE
4º ÁRBITRO
JOAQUIM WEBESTER FLORENÇO MARTINS/CE

CENTRAL/PE x CEARÁ/CE
DATA: 04/03/2009 às 21:50
ESTÁDIO: LACERDÃO/CARUARU
ESCALA
JOSE RENATO ALBUQUERQUE SOARES/PB
GRISELILDO DE SOUZA DANTAS/PB
BRONEY MACHADO/PB
4º ÁRBITRO
ADRIANO SIEBRA PAES BARRETO/PE



Agência Futebol em Foco

DNIT CONSEGUE LICENÇA E AUTORIZAÇÃO DA SPU PARA RETOMAR OBRA DA PONTE DO COCÓ



Obra só tem 75% realizada.

O superintendente estadual do Dnit, Guedes Ceará, informou nesta segunda-feira ter resolvido as duas últimas pendências que atrasavam o lançamento do edital de licitação para conclusão da Ponte do Cocó (Sabiaguaba). Diz ele para o Blog:


"Caro Eliomar de Lima,

Recebemos, na última sexta feira, a Licença de Instalação n. 586/2009 do IBAMA. Também nesta mesma data recebemos a autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU)), conforme Portaria No 04/2009, para execução da obra.


Como já temos o novo projeto aprovado com recursos da ordem de R$ 9,7 milhões garantidos pelo Ministério dos Transportes, além da liberação da obra pelo TCU, só faltavam a licença ambiental e essa autorização.


Portanto, dentro de 15 dias publicaremos o edital de licitação e, desta forma, esperamos começar tudo ainda neste semestre. Assumimos esse compromisso quando chegamos ao DNIT em 03 de março de 2008."

eliomardelima.blogspot.com/

Shows gratuitos de Dona Ivone Lara e Sandra de Sá no Dia da Mulher



Além dos shows serão realizadas diversas atividades durante o mês da mulher

Com o tema “Cidadania das Mulheres: um compromisso com a igualdade e a participação” foi organizada, pela Prefeitura de Fortaleza, shows e atividades relativas ao Dia Internacional da Mulher, para todo o mês de março.

Neste domingo (8), a cidade de Fortaleza vai receber Dona Ivone Lara e Sandra de Sá para um grande show na praia de Iracema. Além disso, a programação conta com uma manhã, na Praça do Ferreira, de ções educativas, com orientações e distribuições de materiais informativos sobre as políticas para as mulheres no âmbito municipal, e apresentações culturais da Banda de Dóris, Teatro de Caretas, Samba de Rosas, Tambor das Marias e Boi do Mestre Zé Pio.

Também serão realizadas, na cidade, atividades como um dia com Tribuna da Mulher, Feira das Mulheres na Economia Solidária, Mostra de Cinema, Balcão Lilás e apresentações culturais em cada uma das seis regionais de Fortaleza.





www.jangadeiro Online.com.br

LOTOFACIL


LOCAL: BRASILIA( AUDITÓRIO EDIF.PLANALTO)
DATA: SEGUNDA- 02/03/2009- 20:00 HS
LOTOFÁCIL: CONCURSO 405
04 05 06 07 08
11 12 13 14 16
18 19 22 24 25

Ganhadores de 15 acertos: Águas de Lindóia/SP, São Paulo/SP, Goiânia/GO e Palmeira/PR.
Faixa de premiação Nº de Ganhadores Valor de prêmio(R$)
15 acertos 4 -------394.040,40
14 acertos 522 -------1.294,06
13 acertos 17.915 -------10,00
12 acertos 232.083 -------4,00
11 acertos 1.337.718 -----2,00


UF Nº de Ganhadores UF Nº de Ganhadores
SP 2 PR 1
GO 1

Sheila Mello



Foto: Leonardo Marinho
Sheila Mello, 30 anos, atriz e dançarina


Por Lalá Noleto

Não sou radical. Seguro a dieta durante a semana e me libero nos fins de semana. Durante a semana opto por grãos integrais em todos os alimentos que posso e não como fritura de maneira alguma. Também não entra guloseimas na minha casa, para não cair na tentação. Deixo para comer quando estou com meus sobrinhos. Sou uma pessoa que sente muita fome e para dar sensação de saciedade acrescento farelos nos alimentos. Pode ser farelo de quinoa ou aveia. Coloco no arroz e até no sanduíche. O único prato que não consigo resistir é a feijoada, mas reservo para os sábados. Para me ajudar na dieta faço musculação 4 vezes por semana e aulas de zuok.

Comentário da nutricionista Carolina Morais:

''Sheila tem um estilo de vida saudável, composto por atividade física regular e alimentação adequada. Vale a pena ressaltar e até copiar algumas estratégias utilizadas pela musa para manter o corpinho, sem perder a saúde. Como por exemplo, a adição de farelos às refeições, que além de melhorarem o funcionamento intestinal, geram sensação de saciedade, com a barriga 'cheia' fica mais difícil cair em tentação, só é preciso garantir adequada ingestão de água, para garantir o funcionamento intestinal correto.

Outra estratégia ótima é manter longe dos olhos as guloseimas, afinal o que os olhos não veem o coração não sente e o estômago não pede. Às vezes é preciso emagrecer o ambiente ao nosso redor para conseguir manter a forma, crie um ambiente light ao seu redor, armários e geladeira recheados com alimentos saudáveis garantem que, mesmo quando for comer fora de hora, ou quando der aquela vontade de beliscar algo, o estrago seja menor. Sheila deixa as guloseimas e pratos mais calóricos como a feijoada para o fim de semana, só é preciso tomar cuidado para não colocar a dieta da semana a perder, moderação e equilíbrio sempre!''


Carolina Morais
CRN-4167
www.fitametricaconsultoria.com

contigo.abril.uol.com.br

Lipo em cápsulas

Não há pecado em querer exibir a silhueta enxuta e uma barriga sequinha, mas a busca pelo corpo perfeito, em tempo recorde, leva muita gente a recorrer às chamadas "pílulas milagrosas". O que há por trás dessas fórmulas?

FRANÇOISE GREGÓRIO






Muita calma e bom senso antes de adotar remédios desse tipo, mesmo com ansiedade e pressa em detonar as dobrinhas. Um medicamento que desembarcou no Brasil, recentemente, por exemplo, despertou a atenção de muita gente, pois prometia diminuir a gordura abdominal. Porém, em menos de um ano por aqui, o Acomplia, nome comercial do princípio ativo rimonabanto (que popularmente foi chamado de "pílula antibarriga") teve sua comercialização suspensa. Ele agia no sistema endocanabinóide, presente em vários órgãos e tecidos do corpo. "É uma espécie de coordenador do metabolismo, controla o apetite, a produção de colesterol e o acúmulo e a queima de gordura", explica Mônica Cabral, endocrinologista (RJ). A pausa na comercialização veio depois de alguns estudos europeus demonstrarem que pacientes que utilizaram a fórmula tiveram, aproximadamente, o dobro de risco de desenvolver problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão, quando comparados àqueles que não consumiram o produto. Com a suspensão do medicamento, os pacientes que fazem uso dele deverão consultar seus médicos para rever o tratamento. Isso foi um balde de água fria, para quem estava depositando todas as suas esperanças no remédio para acabar com a barriguinha, e um exemplo de que não há milagre em cápsulas. Além de possíveis efeitos colaterais, você pode acabar frustrada, caso não mude seus hábitos. "Os tratamentos com drogas são eficazes apenas com a supervisão médica. Esse cuidado inclui até os elaborados com as chamadas substâncias naturais, pois elas também podem ter contra-indicação", alerta Anna Verônica Ziccarelli, especialista em Medicina Estética da Clínica La Belle (RJ). É o que diz também Keila Rachel Costa, coordenadora do ambulatório de Obesidade, Gordura Localizada e Celulite da Sociedade Brasileira de Medicina Estética do Rio de Janeiro. "O remédio, quando bem indicado e sob orientação especializada, é um coadjuvante no tratamento. Uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios regularmente são indispensáveis. Não há nem o que discutir", completa Keila. Ou seja: milagre não existe. Mesmo adotando uma fórmula prescrita por um profissional, ainda assim será necessário manter a alimentação equilibrada e se exercitar. Do contrário, não há como conquistar e manter o corpo dos seus sonhos.

decifrando as composições
Dúvidas sobre os ingredientes com nomes estranhos que estão na receita ou nos rótudos dos remédios para emagrecer? Saiba o que pode estar dentro das drágeas:

substâncias naturais
Muitas já surgiram e continuam aparecendo, mas, segundo Mônica Cabral, ainda faltam comprovações científicas sobre sua eficácia. De qualquer forma, são poucas as reações adversas relatadas. E, de acordo com Keila Costa, há uma tendência para a ingestão dessas substâncias naturais e um número maior de estudos realizados. "Elas também não têm um prazo limite para o consumo. Isso deve ser resolvido entre a paciente e o especialista. Porém, vale lembrar que os resultados costumam surgir depois de umas oito semanas", comenta Keila.




faseolamina
Trata-se de uma glicoproteína retirada do feijão-branco. Segundo Keila Costa, além de favorecer o funcionamento do intestino, por suas fibras solúveis, e ajudar na redução da absorção de gordura, inibe a ação da enzima responsável pela digestão do carboidrato ingerido. Ou seja, o organismo não absorve parte deste nutriente, reduzindo o acúmulo de calorias. Ajuda a evitar a elevação da glicemia (açúcar no sangue), que é um dos fatores que favorecem o acúmulo de gordura no corpo. Em doses elevadas, pode provocar gases e diarréia.

ágar-ágar
Extrato de algas marinhas que tem atividade laxativa suave e faz o espessamento de alimentos. Utilizada pela indústria alimentícia ou na culinária, aumenta a sensação de saciedade e costuma ser indicada no processo de emagrecimento e em casos de intestino preso. Por ser insolúvel em água, quando ingerido, aumenta de volume, preenchendo o estômago. Assim, quem faz uso da fórmula fica satisfeita com uma porção menor de comida. É contra-indicado para pessoas com roblemas gastrointestinais.

caralluma fimbriata
O cacto Caralluma fimbriata, planta da família Apocynaceae, é encontrado na África e Índia, onde é utilizado há séculos para controlar o apetite de nativos, que saíam à caça e ficavam muito tempo sem comer. Atua no cérebro, liberando substâncias que dão a sensação de bem-estar e diminuindo a fome. A ação é a seguinte: compostos desse cacto simulam o mecanismo de um neuropeptídio, que é responsável pela saciedade. Assim, é possível ficar satisfeita com porções menores. Não há registro de efeitos colaterais.


cáscara sagrada
Planta medicinal que age no intestino com efeito laxativo e contra prisão de ventre. Faz com que os alimentos digeridos sejam eliminados rapidamente, o que também reduz a absorção de vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos essenciais para a saúde. Ou seja, a perda de peso ocorre pela desidratação e não pela diminuição do tecido gorduroso. Seu efeito se dá depois de seis a oito horas da ingestão. O uso contínuo da cáscara sagrada pode levar a problemas intestinais, como inflamações e dependência.

garcínia
Planta asiática que possui uma substância chamada ácido hidrocítrico, que induz à quebra da gordura. Segundo Anna Verônica, diminui a conversão de carboidratos em gorduras, tem efeito laxativo, e reduz a vontade de comer, principalmente doces. Além disso, a garcínia protegeria a parede estomacal, ajudaria a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL). Não há relatos de efeitos colaterais.

citrus aurantium
Extraído da laranja amarga, acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura. Tem propriedades digestivas e diuréticas e é uma fonte de vitamina C (antioxidante). O ativo também seria útil no aumento da musculatura, pois facilitaria a formação de proteína, nutriente importante para tonificar os músculos. Por conter sinefrina - cuja estrutura é semelhante à efedrina, porém mais segura -, estimularia a liberação de adrenalina e, assim, funcionaria como um "energético", melhorando a disposição. Não constam reações adversas.

remédios alopáticos
Os resultados podem aparecer mais rápido com tal uso, mas, por outro lado, apresentam efeitos colaterais, exigem mais cuidado na prescrição e, dependendo do tipo, devem ser utilizados por um tempo determinado. Segundo Mônica Cabral, os alopáticos mais usados para emagrecer são divididos em três grupos:

inibidores da absorção de gordura
Representado pelo Orlistat, impede a absorção de cerca de 30% da gordura ingerida. isso pode ser significativo, se a pessoa conseguir controlar o que come. Do contrário, a tendência é que não haja perda de peso, pois os 30% de gordura que deixa de ser absorvido pode não representar uma diminuição calórica suficiente para levar ao emagrecimento. O uso em excesso pode causar carência de vitaminas.

sacietógenos (Sibutramina e Fluoxetina)
Reúne os medicamentos que têm como principal mecanismo de ação o estímulo da sensação de saciedade. "A pessoa sente fome, mas com uma menor quantidade de alimentos já fica satisfeita e pára de comer mais cedo", comenta Mônica. A sibutramina pode apresentar uma segunda ação: o aumento do gasto energético. Já a fluoxetina costuma ser indicada em situações como obesidade associada à depressão ou à compulsão alimentar. efeitos colaterais: boca seca, prisão de ventre, taquicardia.

anorexígenos (Femproporex, Anfepramona e Mazindol)
Possuem substâncias que atuam no cérebro, inibindo o apetite. "elas são usadas há várias décadas e antigamente eram conhecidas como anfetaminas. O inconveniente deste grupo é o risco de dependência, apesar de ser relativamente rara quando utilizado adequadamente. A tendência atual é de indicação só para pacientes que não possam usar outras substâncias ou não consigam emagrecer com elas", explica Mônica. efeitos colaterais: taquicardia, boca seca, insônia, ansiedade, depressão e dependência.

novidades à vista
Veja quais são os medicamentos que acabam de chegar ao mercado e como podem ajudar no combate às gordurinhas:

* Slendesta
Extrato obtido da proteína da batata, é um inibidor de apetite 100% natural. ele estimula a produção de um mensageiro químico, chamado colecistoquimina (CCK), que aumenta a saciedade. segundo seus defensores, ajuda a controlar o volume de comida e as beliscadas fora de hora. "De acordo com um estudo duplo cego, que realizamos durante dois meses, com 25 mulheres com queixas de gordura localizada no abdome e no quadril, houve uma redução de peso entre 3,5 a 5 quilos e, nas medidas, de até 12 cm do abdome e de até 8 cm do quadril", conta Keila Costa.

* Neopuntia
Nutracêutico obtido do figo da Índia (Opuntia fícus-indica), desenvolvido na França, interage com parte da gordura ingerida, antes dessa ser assimilada pelo organismo. "ele contém fibras que absorvem a gordura com uma espécie de gel, fazendo com que o excesso seja eliminado naturalmente", ressalta Giovana Barbosa, farmacêutica da Galena (sP). segundo a empresa, o ativo possui estudos comprovando sua eficácia e segurança. Um deles foi realizado com dez voluntários, com índice de massa corpórea normal. eles consumiram o nutracêutico por uma semana e seguiram dieta. Metade do grupo ingeriu formulação sem ativo (placebo). O resultado foi a eliminação de gordura em 27,4%.


naturais na farmácia
Ter cuidado na escolha de uma farmácia para manipular fórmulas é imprescindível para a segurança de qualquer medicamento, até mesmo os naturais. Mas, e aqueles que são vendidos prontos nas prateleiras, sem a exigência de receita médica? Não arrisque: a orientação de um médico, nutrólogo ou nutricionista continua valendo. Só profissionais especializados são capazes de avaliar os benefícios e a indicação de certas substâncias para cada caso. São eles também que recomendam as doses adequadas. Caso contrário, você perde dinheiro e arrisca a saúde. Sim, pois apesar de naturais, eles podem, por exemplo, interagir ou até anular o efeito de outro medicamento em uso. E mais: mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem ingerir esses compostos. Verifique sempre se o medicamento possui a aprovação do Ministério da Saúde.

RESULTADOS

Campeonato Mineiro
Primeira fase
7ª rodada
Uberaba 1 x 0 Villa Nova-MG

Campeonato Português

Braga 1 x 0 Vitoria Guimaraes

Amistosos:

Start Kristiansand 1 x 3 Ham Kam

FT Tromso 1 x 2 Valerenga Oslo

LOTECA 353

LOTECA 353


Programação
Concurso número 353 a ser realizado no dia 09/03/2009 (Segunda-Feira):


1 PALMEIRAS/SP CORINTHIANS/SP DOM
2 SANTA CRUZ/RS GRÊMIO/RS DOM
3 GOIÁS/GO VILA NOVA/GO DOM
4 AVAÍ/SC CRICIÚMA/SC SÁB
5 INTERNACIONAL/RS VERANÓPOLIS/RS SÁB
6 SANTA CRUZ/PE PORTO/PE DOM
7 BRASILIENSE/DF GAMA/DF SÁB
8 VILA RICA/PA PAYSANDU/PA SÁB
9 SÃO RAIMUNDO/PA REMO/PA DOM
10 ATLÉTICO/PR LONDRINA/PR SÁB
11 CRAC/GO ATLÉTICO/GO DOM
12 VILLA NOVA/MG GUARANI/MG DOM
13 PORTUGUESA DESPORTOS/SP PONTE PRETA/SP DOM
14 MOGI MIRIM/SP SÃO PAULO/SP DOM

LOTOGOL




LOTOGOL 354
Valor Acumulado na 1ª faixa (5 acertos):
R$ 18.807,13

Faixa de premiação Nº de ganhadores Valor do Prêmio(R$)
1º (5 acertos) 0 ------0,00
2º (4 acertos) 16 ---449,42
3º (3 acertos) 564 ---12,75

LOTECA



LOTECA 352

Faixa de premiação Nº de ganhadores Valor do Prêmio (R$)
1º (14 acertos) 5 ------49.221,35
2º (13 acertos) 102 -------517,03


UF Nº Ganhadores UF Nº Ganhadores
AL 1 RJ 1
BA 1 SP 1
MG 1

PLACAR

Terça-feira, 3 de março de 2009

Campeonato Cearense 2ª Divisão

Crato x Trairiense

Guarani x Aracati

Campeonato Tocantinense

Palmas x Intercap


Campeonato Inglês

Portsmouth x Chelsea
West Bromwich Albion x Arsenal
Liverpool x Sunderland

Copa da Italia

Lazio x Juventus

Copa da Alemanha

Mainz x Schalke

Copa da França

Guingamp x Le Mans

Dijon x Grenoble

Boulogne x Toulouse

Taça de Portugal

Pacos Ferreira x Nacional

Copa Libertadores da América

Palmeiras x Colo-Colo

Caracas x Chivas