segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Açaí na Tigela

Açaí na Tigela



Tipo de Culinária: Nordeste
Categoria: Doces
Subcategorias: Cremes
Rendimento: 2 porções
Esta receita de açaí na tigela é como se costuma servir nas praias da Região Sudeste do Brasil. Na Região Norte ele é servido apenas com açúcar e, as vezes, com farinha de Tapioca que também é uma delícia!


400 gr de açaí
2 unidade(s) de banana
60 gr de granola
5 colher(es) (sopa) de xarope de guaraná


Leve todos os ingredientes ao liqüidificador. Bata até formar um creme homogêneo. Sirva em uma tigela e polvilhe a granola. Dica: a banana pode ser substituída por outras frutas, como por exemplo, mamão papaya e abacate. Além disso, para acompanhar, pode-se optar por aveia ou tapioca; o xarope de guaraná pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

http://cybercook.terra.com.br/receita-de-acai-na-tigela

Furacão Jimena sobe para categoria 5 no litoral do México


O furacão Jimena recebeu nesta segunda-feira a categoria 5, a mais alta na escala de Saffir-Simpson, ao alcançar ventos sustentados de 250 km/h no litoral do Oceano Pacífico mexicano e segue rumo à península de Baja Califórnia, informou o Serviço Meteorológico Nacional do México (SMN). Segundo o SMN, Jimena está a 475 quilômetros ao sudoeste da cidade de Puerto Vallarta e a 490 quilômetros ao sul de Cabo San Lucas.
Jimena se desloca a 17 km/h para noroeste, rumo à península de Baja Califórnia, onde deve chegar na noite desta terça-feira. A região de possível impacto está entre a ponta e a metade da península, uma importante região turística. Os ventos do furacão, o primeiro da atual temporada a passar pelo Pacífico mexicano, podem chegar a 305 km/h.

A zona de alerta para o Jimena se estende da baía Magdalena, no litoral oeste, passa pelo extremo sul da península e chega à costa leste da província mexicana de Baja Califórnia Sul, explicou o SMN. No entanto, o SMN prevê que o furacão passe para a categoria 4 nas próximas horas, quando deve apresentar ventos sustentados de 240 km/h e máximos de 295 km/h.

A instituição recomendou à população de Baja Califórnia Sul para que atender às medidas divulgadas pela Defesa Civil. O SMN também pediu aos habitantes dos Estados do oeste e noroeste do México para que fiquem em alerta quanto à presença de chuvas de fortes, enchentes em partes baixas e deslizamentos de terra, assim como à navegação marítima nas imediações da área afetada pelo furacão.
EFE

Programa americano 'Today' contrata filha do ex-presidente Bush


Foto: AP

Jenna Hager será correspondente no 'Today'

Jenna Bush Hager, filha do ex-presidente dos EUA George W. Bush, vai se tornar correspondente do programa de TV e talk show norte-americano Today.

A rede NBC, que transmite o programa durante a semana, pela manhã, anunciou nesta segunda-feira (31) que contratou Jenna, 27 anos, como correspondente, devendo começar a trabalhar para a rede em 14 de setembro.

"Em participações anteriores, ela demonstrou uma capacidade natural para comunicar-se e interagir com o público", disse o produtor executivo do programa, Jim Bell. "Ela tem grande paixão em relação a temas importantes, especialmente o ensino e a alfabetização."

Jenna começou a ensinar crianças em Washington em 2005 e já foi estagiária na Unicef, percorrendo a América Latina e o Caribe para documentar as vidas de crianças de famílias carentes.

Atualmente ela é embaixadora da Liderança Jovem e presidente do comitê Próxima Geração da Unicef. Hager já escreveu dois livros que entraram para a lista dos mais vendidos, do New York Times: Ana's Story: A Journey of Hope, a história verídica de uma mãe latino-americana soropositiva de 17 anos, e Read All About It!, um livro para crianças co-escrito com sua mãe, a ex-primeira-dama Laura Bush.

Hager já escreveu artigos para o New York Times e a revista CosmoGIRL. Ela se formou pela Universidade do Texas em 2004.

Reuters

Carro fabricado no Ceará será lançado amanhã



Não o chamem de buggy, muito menos de mini-buggy. A categoria adequada é ATV do inglês All Terrain Vehicle (veículo para todos os terrenos). E seu nome é MaqMini. Produzido no Ceará, o carro está inserido no conceito “fun car”, ou seja, para diversão, embora tenha levado um ano de muito trabalho, dedicação e investimento de R$ 1,5 milhão de reais do empresário, e ex-piloto, Fernando Macedo.


O MaqMini tem a característica de side by side, por carregar apenas duas pessoas, e começa a ser comercializado a partir de 1º de setembro. No começo da linha de montagem sairão de cinco a dez carros por mês. A princípio todos serão comercializados em Fortaleza. A empresa garante que toda a mecânica e motorização é Honda e que isso garante uma assistência técnica. Com cinto de três pontas, movido exclusivamente à gasolina, motor quatro tempos, autonomia de duas horas e consumo médio de 25 Km/litro, ele chegará ao mercado com o preço de R$ 12.000,00, em uma primeira versão standart.


Fernando comenta que já foi bicampeão Norte-Nordeste de Kart, bicampeão de Fórmula Ford Norte-Nordeste, campeão da Divisão 3 de Turismo, participou do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, da Fórmula 3 Sul-Americana e do Campeonato Inglês de Fórmula Ford no início da década de 80. Nesse últim,o foi o 4º lugar entre 64 pilotos, o que garantiu a carteira internacional da atividade. Apaixonado por carro agora produz o seu próprio ATV. “Demorei para começar porque só agora juntei uma equipe. Tive que ampliar a oficina, desenvolver o projeto, pesquisei carros e tendências na Europa”, comenta.


A exemplo de casos como Fyber e Troller, o MaqMini pode ser tornar uma referência em um segmento não muito explorado até então. O empresário ressalta que o carro é “essencialmente off-road”. O motor estacionário Honda de 400 cilindradas e o peso do carro o tornam ideal para campo ou praia.
do O POVOonline

Personalidades recebem o prêmio Destaque da Década

O prêmio é um reconhecimento ao trabalho de importantes nomes do empresariado, da cultura, do judiciário e política cearense ao longo desses dez anos
Dez cearenses que se destacaram entre os anos de 2000 a 2009 serão homenageados nesta segunda-feira (31), o prêmio Destaque da Década. A solenidade, que acontece no Centro de Convenções da capital, reconhece o trabalho de importantes nomes do empresariado, da cultura, do judiciário e política cearense ao longo desses dez anos.


Um colegiado formado por 51 jurados elegeu homenageados como o ministro César Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça; o humorista Tom Cavalcante; os irmãos Ciro gomes, deputado federal, e Cid gomes, governador do estado, e o senador Tasso Jereissati.


http://jangadeiroonline.com.br/blog

Aos 40 anos, "Jornal Nacional" estreia novo cenário

Publicidade
da Folha Online

O "Jornal Nacional", da Globo, estreou nesta segunda-feira um novo cenário. Há um dia de completar 40 anos, o jornal ganhou uma programação visual mais moderna, com nova bancada e computadores com monitores mais finos.

A principal novidade apresentada por Willian Bonner foi a tela de fundo, na qual um globo terrestre fica girando. "O globo gira porque a Terra gira", destacou o apresentador. A Redação do telejornal, que aparece atrás dos apresentadores, foi mantida.


João Miguel Júnior/Tv Globo

Willian Bonner e Fátima Bernardes na bancada do "Jornal Nacional", que completa 40 anos e ganha novo cenário

A primeira vez que o "Jornal Nacional" foi em 1º de setembro de 1969, quando foi apresentado por Cid Moreira e Hilton Gomes. O jornal foi o primeiro a ser transmitido simultaneamente na televisão brasileira para diversas cidades do país.

Brasileiro- Serie B

Ficha Técnica

Portuguesa x Figueirense

Local: Arena Barueri, em Barueri-SP
Data: 01/09/2009 (terça-feira)
Horário: 21h
Árbitro: Márcio Chagas da Silva-RS

Portuguesa
Lúcio; Ediglê, Bruno Rodrigo e Thiago Gomes; César Prates, Acleisson, Preto, Marco Antônio e Anderson Paim; Zé Carlos e Edno.
Técnico: Vágner Benazzi.
Figueirense
Wilson; Toninho, Edson e Régis; João Filipe, Jeovânio, Ricardo Bóvio, Lucas e Egídio; Paulo Sérgio e Rafael Coelho.
Técnico: Márcio Araújo.



Ficha Técnica

Duque de Caxias x Bragantino

Local: Estádio Giulitte Coutinho, em Mesquita - RJ
Data: 01/09/2009 (terça-feira)
Horário: 21h
Árbitro: Célio Amorim - SC

Duque de Caxias
Vinícius; Oziel, Pessanha, Santiago e Marquinhos; Bruno Moreno, Leandro, Thiaguinho e Leandro Cruz; Clayton e Lucas Pereira.
Técnico: Gilson Kleina.

Bragantino
Gilvan; Kadu, Carlinhos e Robson; Diego Macedo, Paulinho, Mário, Lúcio e João Paulo; Léo Jaime e Magrão.
Técnico: Marcelo Veiga

Um humorista cearense em Nova York


O cantor e humorista Lailtinho Brega viaja para os Estados Unidos na próxima quarta-feira. Ali, segundo sua produção, ele fará seis shows.

No roteiro, Nova York, Orlando e Boston, atendendo contratos e com objetivo de difundir seu trabalho junto aos brasileiros e latinos dessas cidades.



http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/

LOTOFACIL


LOTOFÁCIL: CONCURSO 457
LOCAL:BRASILIA/DF
DATA: SEGUNDA- 31/08/2009- 20:00 HS
===================================

01-04-05-11-13
14-15-16-18-19
20-21-22-23-25

PREMIAÇÃO:
15 acertos= 1 =1.741.731,78
14 acertos= 407 =1.834,05
13 acertos= 17.580 =10,00
12 acertos= 298.630 =4,00
11 acertos= 1.634.482 =2,00
=============================
GANHADOR:
SÃO PAULO- 1 ( SÃO SEBASTIÃO

Pacientes de várias doenças adotam tango como nova terapia


Luis Andres Henao
Da Reuters Life!
Em Buenos Aires
No quarto andar do maior hospital psiquiátrico de Buenos Aires, pacientes dançam tango com médicos e enfermeiras.

Há poucos meses, alguns deles eram tímidos demais para falar e outros mal conseguiam conservar o equilíbrio quando andavam. Hoje eles dançam de rosto colado com seus parceiros, deslizando pela pista ao som choroso do acordeão típico do tango.

Médicos em países tão distantes quanto Itália e Austrália estão usando a mundialmente famosa dança argentina para tratar problemas que variam desde as doenças de Alzheimer e Parkinson a fobias e problemas conjugais.

Um grupo de pesquisadores desenvolveu e testou um combustível sólido simples, feito à base de pó de alumínio e gelo, que poderá fornecer uma alternativa limpa para os propelentes em uso atualmente, muito agressivos ao meio ambiente
PROPELENTE "VERDE"

LEIA MAIS
"Tratar doenças não se resume a usar medicamentos --também implica dar aos doentes uma oportunidade de se divertirem," disse a psicóloga Trinidad Cocha, que dá uma aula semanal de "tangoterapia" no Hospital Borda, em Buenos Aires.



Pacientes do Hospital Borda, a maior instituição psiquiátrica de Buenos Aires, dançam tango durante show da cantora Dolores Sola



"As pessoas relaxam, e os rótulos desaparecem. Deixamos de ser médicos, enfermeiras, músicos ou pacientes. Somos dançarinos de tango, só isso," disse ela, enquanto os casais deslizavam pela pista improvisada do hospital.

Cocha disse que sua aula ajuda os pacientes e faz com que voltem a se interessar por sua aparência e higiene pessoal.

"Na próxima aula eles virão de banho tomado e bem vestidos," disse ela. "É um avanço tremendo."

Abreço apertado
Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington constataram que doentes de Parkinson que fazem aulas de tango apresentam melhoras no equilíbrio.

Os passos intricados da dança ajudaram doentes de Alzheimer britânicos a melhorar sua memória. Na Itália, a confiança necessária para o abraço apertado do tango e seu andar para trás são usados na terapia de casais.

"A vantagem do tango é que existem muitos estilos diferentes, adequados para cada paciente específico," disse Martin Sotelano, presidente da Associação Internacional de Tangoterapia, sediada no País de Gales.

"Para a terapia de casais, a ideia é focar o abraço e a comunicação; para os doentes de Alzheimer, os oito passos básicos do tango; e o andar do tango, que requer tanta graça e rigidez, pode ajudar pacientes do mal de Parkinson."

Afaste o câncer de mama


Comer tomate, couve e cenoura é uma ótima aposta para prevenir a doença. Eles são ricos em carotenoides, um composto que você precisa conhecer
Por Ana Gomes

Ele é o tipo de câncer que mais amedronta a ala feminina. E não é para menos. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), trata-se do tumor com maior número de mortes entre as mulheres no Brasil (2,7 mil em 2005). A boa notícia é que ele pode ser tratado e curado (as chances são maiores no estágio inicial).

A ótima notícia é que a doença pode ser prevenida, mas tudo vai depender do que você coloca no prato. Comer tomate, cenoura, couve e outros vegetais de folhas verdes já é um bom começo para isso.

Uma das pesquisas mais recentes sobre o tema, publicada por um grupo de estudiosos da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, sugere que consumir diariamente pelo menos duas porções de vegetais ricos em substâncias chamadas carotenoides (abundantes nos alimentos citados no parágrafo anterior) pode reduzir em 17% a chance de se desenvolver câncer de mama.

Apesar de não se ter conhecimento sobre todas as causas que levam à doença (20% delas podem ser hereditárias), sabe-se que alguns fatores de risco contribuem - e muito! - para o seu surgimento, tais como a idade, primeira gravidez ou menopausa tardias, primeira menstruação precoce e, claro, a má alimentação, "que é responsável por 35% da incidência de tumores", diz a nutricionista Luciene Assaf, do Hospital A.C. Camargo (SP).

Autoexame e acompanhamento médico

Fique sempre atenta ao seu corpo, observando de perto qualquer alteração. No período pré-menstrual, é comum que as mamas aumentem de tamanho e fiquem mais edemaciadas, podendo causar dor. Mas isso é fisiológico, então não há motivo para ter medo.

Após a fase menstrual, no entanto, as mamas voltam ao normal, e aí fica mais fácil de examiná-las. É recomendável que a mulher faça isso a partir dos 30 anos de idade, pelo menos uma vez ao mês, sempre depois da menstruação. Nas pacientes que já estão na menopausa, o ideal é estabelecer um dia e fazer o autoexame todos os meses, na mesma data. Após os 40 anos ou se a paciente tiver casos de câncer de mama na família, deve-se visitar o ginecologista pelo menos uma vez ao ano. Fonte: Célia Tosselo, oncologista do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC)


CAROTENOIDES: PRONTOS PARA A LUTA

Segundo Luciene Assaf, "os alimentos dessa família se destacam porque possuem efeito antioxidante e compostos bioativos que atuam no ciclo celular, estimulando o funcionamento do sistema imunológico". Isso significa que, além de proteger suas células contra a ação perigosa dos radicais livres, eles ainda ajudam a blindar o seu organismo.

Os pesquisadores da Harvard, no entanto, notaram que só as mulheres na prémenopausa saíram beneficiadas com o consumo diário de vitamina A, betacaroteno, alfacaroteno e luteína/zeaxantina, substâncias que fazem parte do clã dos carotenoides. "Nessa etapa da vida, a porcentagem de mulheres que apresentam tumores por causa de questões hormonais é menor", explica a nutricionista.

Para a oncologista Célia Tosselo, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), apesar da força desses vegetais na prevenção da doença ser evidente, é bom ficar atento e não exagerar na dose. Isso porque ainda não se sabe quais os danos que outras substâncias presentes nos alimentos, como inseticidas e adubos utilizados no cultivo, podem causar à saúde.

Afaste o câncer de mama
Comer tomate, couve e cenoura é uma ótima aposta para prevenir a doença. Eles são ricos em carotenoides, um composto que você precisa conhecer
por Ana Gomes


Sobre a doença

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), "câncer" é a denominação dada a um conjunto de mais de cem doenças, caracterizadas pelo crescimento desordenado de células que se alastram por tecidos e órgãos. O acúmulo das células cancerosas forma aquilo que conhecemos como tumor, podendo ele ser maligno ou benigno (estes raramente colocam a vida do paciente em risco).

Os vários tipos de células de nosso corpo, a velocidade com que se multiplicam e alastram são fatores que diferenciam os diversos tipos de cânceres existentes. Segundo a oncologista Célia Tosselo, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), geralmente o câncer de mama apresenta um comportamento mais agressivo na paciente jovem.

"Mas, se detectado no início, pode ser controlado. São necessários, porém, alguns estudos para se determinar corretamente as suas características, como a velocidade de desenvolvimento, e partir para o melhor tratamento".


DIRETO NO PRATO

Como ainda não existe um consenso em relação à quantidade ideal a ser ingerida para ajudar a barrar a doença (é bom lembrar que são necessários muitos outros estudos para chegar a determinadas conclusões), a dica é ingerir diariamente de quatro a cinco porções de verduras e legumes, sem contar as frutas, que devem aparecer na mesma quantidade.

"O segredo é variar os itens. Por exemplo, em um dia coma mamão, laranja, goiaba e melancia, além de tomate, pimentão, cenoura e couve", ensina a nutricionista do Hospital A.C. Camargo. Ela ainda ressalta que é bom ficar de olho na biodisponibilidade dos alimentos, que muda conforme o tipo de preparo.

Xiii, complicou? Relaxe, pois só a palavra é difícil. Na prática, isso quer dizer que muitos itens podem perder suas propriedades nutricionais ao serem manipulados na cozinha. Exemplo: o licopeno, um composto bioativo da família dos carotenoides (aquele encontrado no tomate), é mais disponível quando aquecido.

"Pensando nisso, para tirar vantagem dos benefícios do licopeno, muito estudado quando o assunto é prevenção do câncer, o ideal é consumir o molho de tomate, e não os tomates crus", ensina.

Na próxima ida ao mercado, anote algumas de suas fontes para colocar no carrinho: suco de tomate enlatado, goiaba, suco de goiaba, melancia, molho ou extrato de tomate, tomate e damasco fresco. Para caprichar, aposte em fontes de outros tipos de carotenoides. "Escolha vegetais ou frutas alaranjados, como mamão, cenoura e pimentão", recomenda Luciene Assaf.

Dica esperta

Faça o molho de tomate em casa, com tomates mais maduros. Acrescente óleos vegetais, como azeite e canola, pois eles ajudam a aumentar a biodisponibilidade dos carotenoides.


COZINHA: CAMPO MINADO

É nesse local em que o câncer de mama perde forças na luta contra o seu organismo. Afinal, não são apenas os alimentos ricos em carotenoides que têm fama de arqui-inimigos da doença.

Outro grupo importante é formado por aqueles carregados de vitamina E. "Por isso, as mulheres devem aumentar o consumo de oleaginosas, como nozes e castanhas, semente de linhaça e azeite de oliva que, além de serem fontes dessa vitamina, possuem ômega-3", recomenda a nutricionista.

Segundo ela, esses nutrientes funcionam como antioxidantes e ainda amenizam processos inflamatórios. Encontrada em abundância em qualquer supermercado, como parte dos mais variados produtos, a soja é constantemente ligada à prevenção do câncer de mama.

Isso porque é a principal fonte alimentar de isoflavona, composto conhecido como fitoestrógeno (pois age de forma similar ao hormônio feminino estrogênio) e que parece inibir enzimas ligadas ao desenvolvimento do câncer, além de atuar como antioxidante.

De acordo com Célia Tosselo, a melhor dieta contra o desenvolvimento de um câncer deve ser rica em fibras, incluindo vegetais e legumes em quantidades adequadas. Reduzir o consumo de gorduras também é imprescindível, bem como praticar atividades físicas.

A nutricionista do Hospital A.C. Camargo completa, afirmando que "os alimentos conhecidos como mais perigosos são os embutidos, industrializados e processados, como presunto, salame, salsicha, hambúrguer, além de churrasco ou carnes vermelhas preparadas diretamente em alta temperatura".

Fatores de risco

Saiba o que pode aumentar as chances de desenvolvimento do câncer de mama

 Antecedentes em familiares.
 Idade superior a 40 anos.
 Primeira gestação e menopausa tardias.
 Menarca (primeira menstruação) precoce.
 Hábitos ruins, como fumo, ingestão de álcool, exposição a produtos químicos ou a medicamentos com hormônios, uso de drogas, consumo excessivo de gorduras, pouca atividade física.

Escudos naturais

A lista abaixo informa sobre os alimentos que possuem carotenoides e os tipos existentes deles



Tomate recheado com pesto de ricota

INGREDIENTES
4 tomates ½ maço de manjericão
2 dentes de alhos descascados
1 colher (chá) de sal grosso
2 colheres (sopa) de nozes picadas
150 g de ricota
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

PREPARO
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Em seguida, lave os tomates, corte a tampa de cada um e retire as sementes. Tempere com sal e pimenta a parte interna de cada tomate e reserve. Bata a ricota, o azeite, o manjericão, o alho, as nozes e três colheres de sopa de água. Reserve. Disponha os tomates em uma assadeira e asse-os por cinco minutos, a 200ºC. Retire-os do forno e recheie cada um com o pesto de ricota. Leve ao forno por mais 10 minutos. Só tome cuidado para não ficar muito mole.

RENDIMENTO
4 porções

Crepe de espinafre com cenoura

INGREDIENTES
1 e ½ colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de espinafre cozido
1 cenoura ralada
1 colher (chá) de sal
1 fatia grossa de ricota
1 colher (sopa) de salsa
1 copo de suco de laranja sem açúcar
1 cebola
3 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (sopa) de hortelã
1 ovo
1/3 de xícara (chá) de leite semidesnatado
1 xícara (chá) de água filtrada

PREPARO DA MASSA
Coloque no liquidificador o azeite, o ovo, a farinha de trigo, o espinafre cozido, o sal e a água. Bata até formar uma massa homogênea. Em uma frigideira, coloque o azeite. Esquente e, em seguida, despeje parte da massa para fazer um crepe. Faça oito crepes finos. Reserve-os.

PREPARO DO RECHEIO
Desmanche a ricota no leite e adicione a cenoura ralada, o sal e a salsinha. Coloque em uma panela e leve ao fogo baixo até formar um creme. Retire do fogo e recheie os crepes. Reserve-os.

PREPARO DO MOLHO
Bata no liquidificador o suco de laranja, a cebola picada, três colheres de farinha de trigo, sal e hortelã, até formar um creme liso. Transfira para uma panela e leve ao fogo baixo para cozinhar por 5 minutos ou até ficar encorpado. Cubra os crepes com o molho, aqueça-os um pouco no forno e sirva a seguir.

RENDIMENTO
8 porções
Farofa de couve

INGREDIENTES
1 maço de couve
1 dente de alho
1 cebola pequena
1 colher (sobremesa) de azeite
1 pitada de sal light
1 xícara (chá) de farinha de mandioca ou de milho

PREPARO
Refogue o azeite, a cebola e o alho picados. Acrescente a couve picada bem fininha e o sal, deixando até murchar. Acrescente a farinha de mandioca torrada, mexendo para envolver. Sirva a seguir.

RENDIMENTO
6 porções


Bolo de cenoura light

INGREDIENTES DA MASSA
2 cenouras grandes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de adoçante em pó (forno e fogão)
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
½ xícara (chá) de óleo

INGREDIENTES DA COBERTURA
3 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de adoçante em pó (forno e fogão)
½ xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de margarina light

PREPARO DA MASSA
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira com margarina e polvilhe com farinha de trigo. Peneire a farinha de trigo, o fermento e o adoçante. Limpe as cenouras e corte em pedaços. No liquidificador, coloque as cenouras, os ovos sem as cascas e o óleo. Bata até obter um creme homogêneo. Transfira o creme do liquidificador para uma tigela. Junte os ingredientes peneirados, aos poucos, e mexa bem com uma colher. Na forma untada, coloque a massa e leve ao forno para assar por 50 minutos. Para verificar se o bolo está assado, espete um palito. Se o palito sair limpo, está pronto. Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos e desenforme sobre um prato.

PREPARO DA COBERTURA
Em uma panela pequena, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Mexa por três minutos ou até que a calda comece a engrossar. Retire a panela do fogo e despeje a cobertura no bolo.

RENDIMENTO
8 pedaços

Fonte das receitas: Gabriella Guerrero Pereira, nutricionista da Nutriessencial Consultoria Nutricional


http://revistavidanatural.uol.com.br/saude-alimentos

RESULTADOS

Segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Campeonato Português

Nacional da Madeira 1x1 Olhanense
Benfica 8x1 Vitória de Setúbal

Campeonato Espanhol

Barcelona 3x0 Sporting de Gijón

Campeonato Alemão - 2ª Divisão

Duisburg 3x0 Fortuna Dusseldorf

Campeonato Italiano - 2ª Divisão

Torino 3x0 Empoli

Campeonato Francês - 2ª Divisão

Brest 1x2 Nantes

Amistosos:

Siria 1x1 India (penaltis 3 x 4)

Tênis
Aberto dos EUA (M) (Flushing Meadows, NY)
Primeira rodada
Masculino
Roger Federer (SUI) 3 x 0 Devin Britton (EUA), 6-1, 6-3, 7-5
Simon Greul (ALE) 3 x 2 Giovanni Lapentti (EQU), 6-3, 4-6, 3-6, 6-0, 7-6(11-9)
Olivier Rochus (BEL) 3 x 0 Igor Kunitsyn (RUS), 6-3, 6-0, 6-2
Guillermo Garcia-Lopez (ESP) 3 x 2 Peter Polansky (CAN), 6-4, 6-4, 5-7, 3-6, 6-1
Tommy Robredo (ESP) 3 x 1 Donald Young (EUA), 6-4, 3-6, 6-2, 6-3
Robin Soderling (SUE) 3 x 1 Albert Montañes (ESP), 6-1, 3-6, 6-1, 6-4
Marcel Granollers (ESP) 3 x 2 Mischa Zverev (ALE), 2-6, 7-5, 3-6, 6-4, 6-0
Mikhail Youzhny (RUS) 3 x 1 Paul-Henri Mathieu (FRA), 2-6, 7-5, 6-0, 6-2
Marco Chiudinelli (SUI) 3 x 0 Potito Starace (ITA), 7-6(7-3), 7-6(7-2), 6-0
Jan Hernych (TCH) 3 x 2 Rainer Schuettler (ALE), 1-6, 7-6(7-5), 6-4, 2-6, 6-3
Nikolay Davydenko (RUS) 3 x 0 Dieter Kindlmann (ALE), 6-3, 6-4, 7-5
Somdev Devvarman (IND) 3 x 0 Frederico Gil (POR), 6-3, 6-4, 6-3
Robert Kendrick (EUA) 3 x 0 Martin Vassallo Arguello (ARG), 6-3, 6-2, 6-2
Tommy Haas (ALE) 3 x 1 Alejandro Falla (COL), 7-5, 4-6, 7-6(9-7), 6-2
John Isner (EUA) 3 x 0 Victor Hanescu (ROM), 6-1, 7-6(16-14), 7-6(7-5)
Marsel Ilhan (TUR) 3 x 2 Christophe Rochus (BEL), 3-6, 6-3, 3-6, 7-5, 7-5


Aberto dos EUA (F) (Flushing Meadows, NY)
Primeira rodada
Feminino
Victoria Azarenka (BLR) 2 x 0 Alexandra Dulgheru (ROM), 6-1, 6-1
Barbora Strycova (TCH) 2 x 1 Marta Domachowska (POL), 2-6, 6-2, 6-3
Stefanie Vogele (SUI) 2 x 1 Alberta Brianti (ITA), 6-7(10-12), 6-1, 6-3
Francesca Schiavone (ITA) 2 x 0 Yvonne Meusburger (AUT), 6-1, 6-2
Maria Kirilenko (RUS) 2 x 0 Mariya Koryttseva (UCR), 6-2, 6-1
Agnieszka Radwanska (POL) 2 x 0 Patricia Mayr (AUT), 6-1, 6-2
Marion Bartoli (FRA) 2 x 0 Rossana de los Rios (PAR), 6-1, 6-0
Kim Clijsters (BEL) 2 x 0 Viktoriya Kutuzova (UCR), 6-1, 6-1
Anabel Medina Garrigues (ESP) 2 x 0 Gail Brodsky (EUA), 6-4, 6-4
Kai-Chen Chang (THA) 2 x 1 Kaia Kanepi (EST), 6-0, 2-6, 6-2
Magdalena Rybarikova (SVK) 2 x 1 Valerie Tetreault (CAN), 6-3, 4-6, 6-1
Bethanie Mattek (EUA) 2 x 0 Iveta Benesova (TCH), 6-3, 6-4
Vera Zvonareva (RUS) 2 x 0 Nuria Llagostera Vives (ESP), 6-0, 6-4
Jill Craybas (EUA) 2 x 0 Carly Gullickson (EUA), 6-3, 7-6(7-5)
Amelie Mauresmo (FRA) 2 x 0 Tatjana Malek (ALE), 6-3, 6-4
Aleksandra Wozniak (CAN) 2 x 0 Laura Granville (EUA), 6-1, 7-6(9-7)
Olga Govortsova (BLR) 2 x 1 Sania Mirza (IND), 6-2, 3-6, 6-3
Flavia Pennetta (ITA) 2 x 0 Edina Gallovits (ROM), 6-0, 6-4
Samantha Stosur (AUS) 2 x 1 Ai Sugiyama (JAP), 6-4, 4-6, 6-4
Vania King (EUA) vence Anastasiya Yakimova (BLR), 2-1, ab.
Melinda Czink (HUN) 2 x 0 Maria Elena Camerin (ITA), 6-3, 6-4
Serena Williams (EUA) 2 x 0 Alexa Glatch (EUA), 6-4, 6-1

LOTECA


LOTECA: CONCURSO 379
DIAS 05 e 06/09/2.009
=====================
JOGO 1- CRUZEIRO X SÃO PAULO- DOM. 16 HS

JOGO 2- AVAÍ/SC X INTERNACIONAL- DOM. 18:30 HS

JOGO 3- SPORT/PE X BOTAFOGO - SÁB. 18:30 HS

JOGO 4- ATLÉTICO/GO X VASCO - SÁB. 16:10 HS

JOGO 5- CEARÁ X BAHIA - SÁB. 16:10 HS

JOGO 6- BRASILIENSE X FORTALEZA- SÁB. 18:30 hs

JOGO 7- SÃO CAETANO X VILA NOVA/GO- SÁB. 16:10 HS

JOGO 8- ABC/RN X JUVENTUDE- SÁB. 16:10 HS

JOGO 9- SANTO ANDRÉ X ATLÉTICO/MG- DOM. 18:30 HS

JOGO 10- FLUMINENSE X NÁUTICO - DOM. 18:30 HS

JOGO 11- GOIÁS X CORITIBA- DOM. 16 HS

JOGO 12- ATLÉTICO/PR X FLAMENGO- DOM. 16 HS

JOGO 13- PALMEIRAS X BARUERÍ - SÁB. 18:30 HS

JOGO 14- GRÊMIO X VITÓRIA/BA- SÁB. 18:30 HS

LOTECA


LOTECA: CONCURSO 378
DIAS 29 e 30/08/2.009
======================
PREMIAÇÃO:
1º (14 acertos)= 1 =267.364,42
2º (13 acertos)= 14 =4.092,32
===============================
GANHADOR: 14 JOGOS:
SÃO PAULO- 1 ( PIRACICABA)
===============================

Em dia de estreias, Record leva a melhor na média-dia

Em um domingo atípico, marcado pelas maiores estreias da televisão brasileira deste ano, a Record levou a melhor na média-dia. Entre 07h e 00h a emissora de Edir Macedo obteve 9 pontos de média ante 7 do SBT.

A exceção de Gugu e Eliana, que venceram suas antigas emissoras com certa vantagem, outras atrações apresentadas pela Record e SBT não tiveram a mesma facilidade. O "Tudo é Possível", comandado por Ana Hickmann, marcou 7 pontos de média ante 9 do SBT. Entretanto mais tarde, o "Domingo Espetacular" venceu o canal de Silvio Santos com 11 pontos a 9.

Entre os fatores que contribuíram para que a Record vencesse o SBT na média-dia estava o filme "A Era do Gelo 2". A animação não repetiu o mesmo sucesso de "A Era do Gelo 1", que marcou 11 pontos, mas mesmo assim obteve bons resultados. Na média geral o filme garantiu 10 pontos de média contra 9 da Globo e 6 do SBT.


Já correndo por fora do embate histórico entre a Record e o SBT, o "Pânico na TV" novamente mostrou ter um público fiel e garantu 11 pontos de média, isolando-se no terceiro lugar. Perdeu apenas para a Record, que marcou 16 pontos, e para a Globo, que estava com 24. O SBT, com o "Programa Silvio Santos", registrou 7,5 pontos contra o humorístico liderado por Emílio Surita.


Esses índices são prévios e baseados na preferência de um seleto grupo de telespectadores da Grande São Paulo.

Pânico na TV! bate Programa Silvio Santos no Ibope

O programa Pânico na TV! exibido na noite de ontem, 30, registrou altos índices de audiência. De acordo com dados consolidados do Ibope, no horário das 20h54 às 23h24 o programa marcou média de 11 pontos com pico de 15, batendo o Programa Silvio Santos durante toda sua exibição, que registrou 8 pontos.




Divulgação/ RedeTV!

Na sexta-feira (29) a reprise do programa também registrou bons índices de audiência. De acordo com os dados consolidados, o Pânico na TV! registrou média de 7 pontos com pico de 9, ficando em terceiro lugar na média geral e em segundo lugar durante 58 minutos.


Ontem a Record estreou o Programa do Gugu, que marcou média de 16 pontos ficando em segundo lugar. Já o SBT exibiu o Programa Silvio Santos, que teve baixo desempenho de audiência e amargou, no horário das 20h00 às 00h00 o terceiro lugar na audiência.

SBT Rio" vence "Balanço Geral"; Luiz Bacci pode comandar jornal para todo o Brasil

Com o fim de "A Fazenda" na Record, o Balanço Geral Rio vem sofrendo forte concorrência do telejornal do SBT na capital fluminense, que é apresentado por Luiz Bacci.




Na última quinta-feira (27), o SBT Rio marcou 11 pontos de média contra 11 da Record. Já na sexta (28), o clima foi de festa na redação da emissora de Silvio Santos. É que o jornal de Luiz Bacci venceu o Balanço Geral enquanto concorriam, marcando 10 pontos contra 9 do informativo de Wagner Montes.


Por conta deste sucesso de Bacci no Rio de Janeiro, o SBT estuda colocá-lo em breve na bancada de um telejornal para todo o Brasil.

Esporte Fantástico" perde meia hora na Record

Com baixos índices de audiência desde sua estreia, o "Esporte Fantástico" perdeu mais tempo na grade da Record. A revista eletrônica que iniciou contando com 2h30 de duração teve apenas 1h na manhã de ontem (30).





Os 30 minutos que correspondem a faixa entre 09h e 09h30 - exibidos de forma opcional pelas afiliadas - foram cedidos a sessão de desenhos "Record Kids". No quesito audiência a mudança passou despercebida, afinal nenhuma das atrações ganhou novos telespectadores. No caso do "Esporte Fantástico", houve uma perda de 1 ponto.


Na média geral a atração esportiva da Record marcou 2 pontos de média, o menor índice desde seu lançamento.
www.natelinha.com.br

P L A C A R

Terça-feira, 1 de setembro de 2009

Campeonato Brasileiro - Série B

Portugues/SP x Figueirense/SC

Duque de Caxias/RJ x Bragantino/SP


Copa Del Rey - Espanha

Celta de Vigo x Real Union

Amistoso:

Arabia Saudita x Malasia

PAPA: "OUVIR DEUS E ALEGRAR-SE"


Castel Gandolfo, 31 ago (RV) - Ontem de manhã, o papa celebrou uma missa em Castel Gandolfo, de encerramento do chamado "Ratzinger Schuelerkreis", encontro de três dias em que seus ex-alunos debateram o tema "A Missão na perspectiva ecumênica".

O encontro dos ex-estudantes de Bento XVI é uma tradição consolidada desde os tempos em que o professor de Ratisbona se tornou arcebispo de Munique.

Em sua homilia, inspirada nas leituras litúrgicas do dia, o papa explicou que se quisermos escutar inteiramente a mensagem de Jesus e saber como Deus se aproxima de nós, devemos ler o Antigo e o Novo Testamento.

“O cristianismo se torna missionário quando conhecer Deus e sua vontade nos faz alegres; e se faz estimulante quando vemos a revelação de Deus aos homens como um dom”.

Bento XVI disse a seus ex-alunos que os cristãos devem ser gratos e alegrarem-se por terem recebido isso tudo de Deus. “A alegria – recordou – deve ser o sinal de distinção do cristão: a lei de Deus é expressão de sua amizade; nos liberta, fortifica e purifica”.

O pontífice acrescentou que na medida em que nos deixamos tocar por Deus e instauramos com Ele um diálogo de amor e amizade, podemos também amar como Ele ama: “Nossa amizade com Deus nos torna capazes de um amor como o seu”. (CM)

CARITAS IN VERITATE: A ENCÍCLICA SOCIAL DA ERA PÓS-MODERNA

Cidade do Vaticano, 31 ago (RV) - "A caridade na verdade é a principal força propulsora do verdadeiro desenvolvimento de toda pessoa e de toda a humanidade" – com essas palavras proferidas pelo papa, na Audiência Geral de 8 de julho passado, Pe. Mario Colavita, pároco em Campobasso, Molise, inicia o artigo no qual analisa a nova encíclica de Bento XVI, a Caritas in veritate.

Com essas palavras – diz Pe. Mario – o próprio papa explica o sentido de sua encíclica social, que traz ao centro do debate global, a caridade e a verdade: duas palavras muito caras ao papa teólogo; palavras que servem como ponto de partida para reflexões em vista de uma nova ordem social, capaz de abraçar o mundo inteiro.

A caridade na verdade é o "princípio em torno do qual gira a doutrina social da Igreja; um princípio que toma forma operativa em critérios orientadores", afirma a Caritas in veritate.

Pe. Mario reitera que a Igreja não dispõe dos instrumentos necessários para intervir "na prática", nos delicados equilíbrios políticos, econômicos e sociais. Mas recorda que sua força é o Evangelho que, encarnando-se no "hoje", oferece princípios e critérios de juízo, em favor do bem-estar do homem.

O sacerdote indica que a nova encíclica de Bento XVI é um encorajamento ao magistério social da Igreja, na esteira dos ensinamentos dos papas Leão XIII e João Paulo II. E sublinha o fato de a Caritas in veritate relançar no centro do debate internacional, a importância do homem como "via necessária" para a ordem social mundial.

A encíclica de Bento XVI – ressalta Pe. Mario – fala da caridade não como benevolência estéril ou sentimentalismo fácil, mas como a própria essência do Deus-amor, a Verdade que ilumina a caridade, orientando-a para o bem e para a justiça. "Sem verdade, a caridade escorrega facilmente no sentimentalismo."

A novidade desta encíclica – diz Pe. Mario – está justamente no fato que o papa soube conjugar esses dois grandes temas centrais e essenciais do Cristianismo; duas palavras que têm luz própria e que propõem estratégias de trabalho em favor do homem.

Essa luz – explica o sacerdote – indica ao homem como sair dos estreitos caminhos do subjetivismo e do relativismo, conduzindo-o à ampla estrada do amor que se torna dom. E esse dom – sublinha – não deve ser entendido como filantropia, mas sim como xaris (do grego), amor gratuito recebido e doado, que deve ser o cerne do processo econômico, no mercado.

Creio que a grande "revolução" dessa encíclica – afirma Pe. Mario – possa ser condensada nesse binômio "dom-caridade", que tem a força de mobilizar a partir de dentro, as regras do mercado, voltadas para o lucro, que vêem no ganhar e no crescer as suas finalidades primeiras e últimas.

O mercado visto nessa perspectiva – argumenta o sacerdote – leva à desigualdade e à fratura entre dois mundos: Norte e Sul, Leste e Oeste, relegando as nações pobres à marginalidade, em termos de desenvolvimento, e acentuando sempre mais a injustiça global.

No contexto da era pós-moderna, em que o vazio ético se torna crise não apenas econômica e moral, mas, sobretudo, antropológica que ataca a própria natureza do homem, relegando-o a objeto ou, pior ainda, a produto – reflete Pe. Mario − a Caritas in veritate coloca em foco o problema e convida homens de governo, empresários, educadores e cidadãos a reconsiderarem o homem como o bem mais precioso e inestimável que exista, acima de qualquer outra coisa ou valor.

"Uma economia sem regras e sem ética – conclui o sacerdote – condena milhões de pessoas à fome e à pobreza. Por isso, a Caritas in veritate dá novamente ao homem o seu justo lugar, reconhecendo seu imenso valor." (AF)

CARDEAL BERTONE E O ANO SACERDOTAL

Cidade do Vaticano, 31 ago (RV) – O Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarciso Bertone, em uma entrevista ao jornal L’Osservatore Romano, recordou o espírito que animou o Papa Bento XVI a promover o Ano Sacerdotal. O Ano de oração, que coincide com os 150 anos da morte de Cura d’Ars, “tem a intenção de responder à emergência das problemáticas que atinge tantos sacerdotes, promovendo em todo o povo de Deus um movimento de crescente afeto e proximidade aos ministros de Deus.

O Secretário de Estado além do mais acrescentou que “a iniciativa do Santo Padre está infundindo um grande entusiasmo em todas as Igrejas locais, promovendo a pastoral vocacional”. O purpurado sublinhou também outro importante aspecto do Ano Sacerdotal, ou seja, a retomada de uma união com os sacerdotes que, por diversos motivos, deixaram o exercício do ministério, como a finalidade de consolidar o diálogo, nem sempre sereno, entre bispos e sacerdotes. (SP)

TODO O CLERO PORTUGÊS EM FÁTIMA, ESTA SEMANA

Fátima, 31 ago (RV) - A partir de amanhã, 1º de setembro, até sexta-feira, dia 4, a cidade de Fátima, em Portugal, irá receber mais de 700 bispos e padres do clero diocesano e das ordens religiosas, em um encontro-debate sobre os problemas enfrentados no dia-a-dia de seu ministério.

O tema do Congresso será “Reaviva o dom que há em ti”, e Pe. Jorge Madureira, secretário da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios e organizador do encontro, adianta que o debate partirá da formação permanente dos sacerdotes para se adaptarem aos novos tempos.

Pe. Vítor Feytor Pinto, pároco da igreja do Campo Grande, em Lisboa, e coordenador nacional da Pastoral da Saúde, opina que para melhor compreenderem os problemas reais dos fiéis, os padres precisam de mais formação nas áreas social e familiar.

Segundo ele, cada vez mais, os católicos procuram com o sacerdote conselhos e orientação para enfrentar as questões do casamento, da educação dos filhos, do emprego ou problemas de ordem social e econômica.

O VI Simpósio do Clero é uma iniciativa que se realiza de três em três anos, e esta edição será aberta por Dom Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Quarta-feira, o cardeal Dom José da Cruz Policarpo, membro da Congregação para a Educação Católica e do Pontifício Conselho para os Leigos, apresentará uma conferência sobre o tema “Crescer como pessoas para servir como pastores”.

Sexta-feira, o Congresso será encerrado com a presença do Cardeal Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, que fará um convite ao diálogo, com a palestra “Renova em seu Coração o Espírito de Santidade”.

O Congresso inclui, além das conferências, espaço para debate, estudo, convívio, partilha de experiências e momentos de oração. Haverá ainda uma noite dedicada às dioceses, em que cada bispo se reunirá com o seu clero. (CM)

ENCONTRO ECUMÊNICO NO DIA DA SALVAGUARDA DA CRIAÇÃO

Merano, 31 ago (RV) - Amanhã, 1º de setembro, será um dia de oração ecumênica pelo meio-ambiente e a ecologia, no coração dos Alpes Dolomíticos. Bispos de dioceses do norte da Itália (de Bolzano-Bressanone, Dom Karl Golser, de Trento, Dom Luigi Bressan, de Belluno-Feltre, Dom Giuseppe Andrich e de Como, Dom Diego Coletti), se unirão ao pastor da paróquia evangélico-luterana de Merano (em Trentino-Alto Ádige), Martin Burgenmeister, e ao arquimandrita da Igreja greco-ortodoxa, Atenagoras Fasiolo, em um apelo conjunto por uma conversão ecológica.

O Alpes Dolomíticos foram recentemente inseridos pela UNESCO na lista de patrimônios da humanidade e indicados como cenário ideal para celebrar o Dia da Salvaguarda da Criação também pelo valor metafórico da montanha como ‘subida rumo a Deus’.

Anunciando o evento, o jornal da diocese de Bolzano-Bressanone explica que “por si só, a montanha representa um esforço, o de subir; e oferece ao homem a ocasião de se concentrar naquilo que é realmente importante, o essencial; que quanto mais esforço requer, mais nítido aparece”.

O dia se encerrará com um momento de oração ecumênica na igreja evangélica de Merano.
(CM)

UNIVERSITÁRIOS CONSTROEM CASAS DE MADEIRA NO CHILE

Santiago do Chile, 31 ago (RV) - Jovens voluntários da organização "Um teto para meu país" estão construindo dezesseis casas de madeira para as famílias pobres do povoado "Fé e esperança", no norte de Santiago do Chile.

Encabeçado por jovens universitários, a organização latino-americana sem fim lucrativo, nasceu 12 anos atrás, no Chile, por iniciativa do sacerdote jesuíta, Pe. Felipe Berríos, e envolve hoje 200 mil jovens que atuam em alguns países da América Latina.

O objetivo da iniciativa é dar um teto, não obstante precário e provisório, às pessoas que vivem na pobreza. As casas de emergência, como são chamadas, não são feitas de alvenaria, mas de madeira. Algo provisório para quem necessita imediatamente de uma casa.

De 1997 até hoje, a organização construiu 200 casas de madeira na favela "Projecta" em São Paulo, 900 na Argentina e 800 no Peru no âmbito do processo de reconstrução de casas que desabaram por causa do terremoto ocorrido em agosto de 2007.

"Não se trata de assistencialismo. As casas são muito simples e pequenas, e por isso não são consideradas pelas pessoas como uma solução definitiva. A ideia é ajudar as famílias a irem em frente" – explicou o responsável pela organização, Claudio Castro.

A organização está presente na Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, República Dominicana e Uruguai. O projeto "Um teto para meu país" pretende se espalhar até 2010 por toda a América Latina. (MJ)

UNICEF: APELO CONTRA VIOLÊNCIA NO CONGO

Brazzaville, 31 ago (RV) - A diretora-geral do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Ann Margaret Veneman, denunciou, nesta segunda-feira, a violência e estupros que continuam sendo perpetrados contra as mulheres congolesas.

Não obstante a guerra tenha sido oficialmente concluída em 2003, os soldados invadem os povoados e violentam mulheres e meninas que, depois, são rejeitadas por suas famílias e comunidades. "A violência sexual está destruindo a futura geração de mulheres congolesas" – frisou Veneman.

A diretora-geral do UNICEF ressaltou ainda, que é importante investir na segurança e na educação, além de criar formas de empregos, para que as mulheres possam sustentar suas famílias.

Além disso, Veneman visitou o hospital Panzi, mantido pelas Nações Unidas e especializado na terapia e recuperação das vítimas de abusos sexuais.

Recentemente ela anunciou, em Brazzaville, que o UNICEF prometeu 500 milhões de dólares que serão empregados na proteção das mulheres e crianças congolesas. "Queremos investir na saúde, no bem-estar, na educação e na proteção das crianças e mulheres. As crianças estão no centro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio" - declarou Veneman durante uma reunião com o primeiro-ministro congolês, Isidore Mvouba. (MJ)

DALAI LAMA ELOGIA DEMOCRACIA EM TAIWAN

Taipé, 31 ago (RV) - O Dalai Lama, líder religioso e político tibetano, em visita a Taiwan, afirmou nesta segunda-feira, que o Governo de Taipé deve manter relações "muito próximas e singulares" com a China, mas também garantir a própria democracia.

Ele rechaçou as acusações de Pequim, de que ele seria partidário do separatismo político e louvou a liberdade de Taiwan, onde cumpre uma visita de cinco dias, para consolar os familiares e amigos das vítimas do tufão Morakot, que matou mais de 670 pessoas, e rezar pelas mesmas.

O Governo de Pequim acusa o Dalai Lama Tenzin Gyatso, prêmio Nobel da Paz, de fazer campanha pela independência do Tibete, e pretendia que Taipé não o recebesse no país, não obstante as afirmações de que a visita tem apenas caráter religioso e de solidariedade.

"Não sou um separatista" − disse o Dalai Lama, diante das câmeras de televisão, por ocasião de sua visita à localidade de Shiao Lin, onde pelo menos 424 pessoas foram soterradas por um desmoronamento de terra durante a passagem do tufão Morakot.

"O destino de Taiwan deve ser decidido por seus 20 milhões de habitantes" − disse o Dalai Lama, defendendo a manutenção de uma "especial e muito estreita relação com a China, nos setores econômico e da defesa".
O líder religioso afirmou não estar contrariado pelo fato de o Presidente taiwanês, Ma Ying-jeou, ter-se recusado a encontrá-lo para uma reunião, reiterando que o caráter de sua visita a Taiwan é "humanitário" e que na agenda da visita não constam "compromissos políticos".

Um grupo de ex-moradores do povoado de Shiao Lin recebeu o Dalai Lama usando camisetas com fotografias da cidade antes da passagem do tufão. "Seja bem-vindo! Estamos felizes por sua visita!" – disse Liu Ming-chuan, de 44 anos.

O líder budista tibetano foi a figura central de uma cerimônia religiosa voltada a libertar as almas dos soterrados pelo deslizamento de terras em Shiao Lin e por todos os que morreram em consequência do tufão.

O Dalai Lama foi acompanhado em sua visita a Shiao Lin, pelo prefeito independentista do distrito de Kaohsiung, Yang Chiu-hsing, por monges tibetanos e religiosos budistas.

A China reclama sua soberania sobre Taiwan desde 1949, quando as forças de Mao Tsé-Tung ganharam a guerra civil chinesa e os derrotados escaparam para a ilha. Pequim promete recuperar o controle de Taiwan, mesmo que seja necessário o uso da força. (AF)

PERU: RECONHECIMENTO E CONGRESSO

Lima, 31 ago (RV) - Em reconhecimento por seu trabalho pastoral, o arcebispo de Trujillo e Presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, recebeu uma condecoração do Conselho Ibero-americano: o doutorado ‘Honoris Causa’ da América hispânica em Qualidade Educativa.

A premiação se realizou sábado, 29 de agosto, em San Isidro, no âmbito da VI edição do Prêmio Ibero-americano e da V cúpula “Educando para o Êxito e Famílias felizes”, em andamento em Lima.

O Conselho Ibero-americano é um organismo internacional, fundado em Lima, em 2001, por profissionais de vários campos e nacionalidades, cujo objetivo é analisar e impulsionar o desenvolvimento através dos sistemas educativos hispano-americanos com um modelo autêntico, humanista e integral.

O prêmio deste ano foi conferido a Dom Cabrejos Duarte em função de seu importante trabalho pastoral na área da educação e do fortalecimento dos valores.

Ainda no Peru, de 3 a 5 de setembro, especialistas da Santa Sé, América Latina, EUA e Europa se reunirão no congresso internacional “Caridade, reconciliação e dignidade humana”, que analisará estes temas à luz da recente carta encíclica Caritas in veritate, do Papa Bento XVI.

O congresso, organizado pelo arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, e pela associação “Vida e Espiritualidade”, se insere no conjunto de atividades da Grande Missão de Lima, esforço pastoral realizado em sintonia com a Missão continental de Aparecida, convocada pelo Papa Bento XVI.

A Santa Sé terá como representantes o Cardeal James Francis Stafford, penitenciário-mór emérito, e o Dr. Alfredo García Quesada, do Pontifício Conselho para a Cultura.

Mais informações sobre o Congresso Internacional “Caridade, Reconciliação e Dignidade Humana” no site: www.vidayespiritualidad.com/congreso/
(CM)

VATICANO: CANCELADO ENCONTRO DOS BISPOS AFRICANOS POR FALTA DE VERBA

Cidade do Vaticano, 31 ago (RV) – Não se realizará mais o encontro plenário dos bispos africanos, programado para Frascati, nas proximidades de Roma, de 27 de setembro a 3 de outubro próximos.

O encontro dos bispos do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM) − organismo que reúne todas as conferências episcopais da África – estava diretamente ligado à Assembleia Especial para a África, do Sínodo dos Bispos, que se realizará no Vaticano, de 4 a 25 de outubro.

A notícia do cancelamento da plenária do SECAM foi dada pelo próprio presidente do organismo, o cardeal-arcebispo de Dar es Salaam, Tanzânia, Polycarp Pengo. Num comunicado datado de 17 do corrente, o purpurado alega "circunstâncias fora da alçada do Comitê Permanente e da Secretaria do SECAM".

Tratar-se-ia, sobretudo, de questões econômicas: o custo previsto para a plenária era de U$ 370 mil, mas o SECAM conseguiu arrecadar apenas U$ 64 mil, aos quais devem ser acrescentados os U$ 100 mil que sobraram da plenária de 2007.

"Esta soma − escreve o Cardeal Pengo – não é suficiente para pagar comida e alojamento para os 250 participantes do encontro, ao preço de 76 euros por dia, durante sete dias, sem contar outras despesas."

A plenária do SECAM poderia ser adiada para 2010. O encontro seria realizado não mais em Frascati, mas em Gana, sede da Secretaria do SECAM e teria lugar de 25 de julho a 2 de agosto. Por ocasião da Assembleia Especial para a África, do Sínodo dos Bispos, um grupo de prelados se reunirá, de qualquer modo, para discutir essa questão. (AF)

Modelo energético brasileiro não valoriza energias renováveis, analisa o Gesel

Alana Gandra
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro
As energias renováveis, especialmente a biomassa e a eólica, não estão sendo devidamente valorizadas pelo modelo energético brasileiro. A afirmação é do coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel/UFRJ), Nivalde de Castro.

Estudo elaborado pelo Gesel mostra que daqui para a frente, à medida em que as grandes usinas hidrelétricas entrarem em operação, entre as quais as usinas de Jirau, Santo Antonio e Belo Monte, o risco hidrológico brasileiro será ampliado, uma vez que essas usinas são de fio d'água, ou seja, não dispõem de reservatórios.

"Elas vão gerar muita energia enquanto chove e muito pouca no período da seca". Isso significa que no período de seca, que se estende de abril até novembro, o Brasil poderá precisar de usinas termelétricas e de energias renováveis.

Do ponto de vista do Gesel, as energias mais recomendadas nessa situação de escassez de água são a biomassa e a eólica. Nivalde de Castro esclareceu que não há possibilidade de o país sofrer um novo apagão. "Mas, corre o risco de ter energia muito cara no período seco porque, em vez de usar a biomassa ou [a energia] eólica, cujo custo variável é zero, você vai despachar usinas termelétricas, cujo custo variável é muito alto". Isso se aplica especialmente às térmicas a óleo.

Segundo Castro, as regras vigentes nos atuais leilões de energia "não estão valorizando a importância dessas duas energias [a biomassa e a energia eólica]". Ele esclareceu que, aparentemente, uma termelétrica de biomassa poderia ter a energia paga mais cara. "No fundo, porém, ela é uma energia que economiza reservatório a um preço muito mais barato do que a termelétrica a óleo". Além disso, é grande a disponibilidade no país desse tipo de energia.

Castro afirmou que a usina de biomassa pode ser colocada no sistema rapidamente, porque se trata de um derivado da produção de açúcar e álcool, da qual o Brasil é uma potência mundial. No caso da fonte eólica, ele lembrou que o país tem um espaço "gigantesco" onde pode aproveitar esses recursos. "E isso não está sendo levado em conta nas regras do leilão".

Ele defendeu que sejam feitas algumas alterações nessas regras. A mais importante, a curto prazo, seria realizar leilões específicos para cada fonte de energia, e não leilões genéricos, como ocorre hoje. Outra sugestão é fazer leilões "locacionais", que identifiquem as regiões onde a energia pode ser produzida a um custo mais baixo. Em São Paulo, por exemplo, pode ser gerada grande quantidade de energia a partir da biomassa, porque existem muitas usinas e não há necessidade de gastos adicionais com linhas de transmissão.

"Eu acho que alterações desse tipo são simples de ser feitas e trariam uma segurança para o setor elétrico brasileiro muito grande no futuro". A projeção é de que ao final deste ano, a energia gerada a partir do bagaço de cana alcance 4.500 megawatts (MW) de potência instalada no Brasil. Considerando a estimativa de 1,038 bilhão de toneladas de cana para a safra 2020/2021, o potencial de geração de energia nesse período será de 14.379 MW médios, revela o estudo do Gesel.

Castro explicou que a expansão da energia da biomassa acompanha o crescimento da produção da moagem da cana. A tendência é de aumentar a quantidade de bagaço da cana e de palha, devido à proibição crescente da queima. Em relação à energia eólica, a potência instalada é de 417 MW. Outros 442 MW estão em construção, indica o estudo.

O coordenador do Gesel afirmou que as energias alternativas e renováveis são muito importantes para o Brasil, na medida em que podem manter a matriz energética do país não emissora de gás carbônico, não poluidora, ou seja, "manter essa vantagem comparativa que o Brasil tem".

Edição: Tereza Barbosa

Gordura subcutânea da barriga não faz mal à saúde, diz pesquisa

São Paulo - Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) mostra que a gordura subcutânea da barriga, que fica abaixo da pele, não faz mal à saúde. De acordo com o estudo, essa gordura não tem efeito sobre o metabolismo de mulheres que passaram por cirurgia plástica na barriga. As participantes da pesquisa foram mulheres obesas que passaram por cirurgia de redução do estômago (bariátrica). Vyvianne Azoubel Roizenblat, responsável pela tese de doutorado, diz que "pesquisas anteriores mostraram que a cirurgia plástica causa uma melhora no metabolismo, outras que há uma piora. Concluí que não há alteração no metabolismo dessas pacientes."

Muitas mulheres se submetem à cirurgia plástica depois de realizar uma cirurgia de redução de estômago, já que boa parte delas fica com uma sobra de pele na barriga e optam por remover esse excesso. Vyvianne mediu a sensibilidade à insulina nessas mulheres antes e depois da plástica abdominal. "Essa cirurgia tem muita procura pelas mulheres que fazem cirurgia bariátrica e aumenta a qualidade de vida e a saúde dessas mulheres. Não posso afirmar que há uma melhora no metabolismo, mas posso dizer que não fará mal a elas", explica. As informações são da Agência USP de Notícias.

AE

Comer devagar pode ajudar a reduzir consumo de calorias, aponta estudo


Um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda, confirma que comer devagar - colocando menores porções de comida na boca e mastigando-a por mais tempo - pode reduzir a ingestão de calorias, ajudando na perda de peso. De acordo com os autores, essa prática faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rapidamente, fazendo-as comer menos.



Foram avaliados oito homens e 14 mulheres saudáveis com média de 21 anos de idade, que passaram a consumir uma quantidade regulada de pudim de chocolate por um tubo de silicone. Cada participante foi colocado em diversas situações diferentes: escolha pessoal do tamanho da mordida com a escolha do tempo de mastigação – três ou nove segundos; e mordida pequena ou grande, ambas permanecendo três ou nove segundos com o alimento na boca.



As análises mostraram que porções menores de comida na boca e mastigadas por mais tempo estavam associadas a um menor consumo de alimentos de forma geral. A ingestão de pudim foi, em média, 42 gramas menor para aqueles que permaneceram com o alimento na boca por nove segundos. Baseados nesses resultados, os pesquisadores recomendam essa prática no combate à obesidade. Porém, mais estudos são necessários para avaliar outros tipos de alimento em uma situação real.

leia mais sobre obesidade em Boa Saúde
leia mais sobre o estudo no AJCN (em inglês)



Escrito por Leandro Perché

'superpoderosos': goji berries, teff, rooibos, kefir e yacon

Por Jocelem Salgado




Pesquisas atuais feitas no exterior têm chamado a atenção de alguns alimentos ainda não muito conhecidos no Brasil. Um deles que tem sido bastante comentado é o Goji berries (foto): uma fruta cujos benefícios à saúde está associado à redução do risco de doenças cardiovasculares devido ao mecanismo em reduzir o LDL colesterol (colesterol prejudicial em excesso), e aumentar o HDL colesterol, ou seja, é benéfico à saúde do coração.
Goji berries apresentam cor avermelhada, têm o tamanho semelhante ao das uvas-passa

As Goji berries apresentam cor avermelhada, têm o tamanho semelhante ao das uvas-passa e o sabor ligeiramente doce e azedo. Elas não são fumigadas, processadas ou açucaradas artificialmente de nenhuma forma. São considerados “alimentos superpoderosos” por conter uma proteína completa com 18 aminoácidos, incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais. Contêm mais de 20 minerais e são ricas em vitaminas e antioxidantes, podendo ser usadas em muitas receitas.

Em vários grupos de estudo com idosos, essas frutas foram administradas uma vez por dia durante três semanas. Foram observados diversos resultados promissores, sendo que em 67% dos pacientes as funções de transformação das células T (células que protegem o sistema imunológico) se triplicaram e atividade das células brancas interleucina-2 foram duplicadas. Além disso, os resultados mostraram que todos os pacientes apresentaram melhora de humor e otimismo, 95% dos pacientes apresentaram aumento do apetite e melhoras para dormir e 35% dos pacientes recuperaram parcialmente a sua função sexual.

Segundo diversos autores, as Goji berries atuam beneficamente nos seguintes aspectos:

1. Protegem o corpo de envelhecimento prematuro através de sua poderosa ação antioxidante.

2. Aumenta a energia e força, auxiliando as funções do fígado e rim.

3. ”Rejuvenesce” por estimular o organismo a secretar HGH (hormônio do crescimento humano).

4. Controla pressão arterial.

5. Reduz o risco de desenvolver câncer.

6. Reduz o mau colesterol.

7. Promove melhoria nos níveis de açúcar no sangue na fase inicial do diabetes em adultos.

8. Inibe a peroxidação lipídica (uma causa de doença cardíaca).

9. Melhora a resistência às doenças e da resposta imune (de células T, a IL-2, IgA,
IgG).

10. Auxilia o corpo a restaurar e reparar danos no DNA, protegendo contra cânceres e doenças cardiovasculares.

11. Alivia ansiedade e estresse.

12. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

Outro alimento que também tem sido estudado em outros países e mais recentemente no Brasil mencionado como uma alternativa para pessoas com doença celíaca (pessoas que tem intolerância ao glúten presente em farinha de trigo, por exemplo) é o teff, descrito como o menor grão do mundo. A descoberta das funções benéficas desse grão começou com a observação de estudos epidemiológicos, ou seja, com grandes populações.

A deficiência de Ferro é considerada por muitos autores como a forma de desnutrição mais prevalente em todo o mundo. Pode ser causada por uma ingestão inadequada de Ferro, como por situações de perda crônica de sangue, ou estar associada a helmintíases (vermes no organismo). Entretanto, em certas regiões da Etiópia, apesar da alta prevalência de helmintíases, a anemia ferropriva (causada por deficiência de ferro) é praticamente desconhecida. O principal componente alimentar dos povos desta área é o teff, um grão semelhante ao trigo, porém menor.
Teff: grão semelhante ao trigo, porém, menor

O grão teff propriamente é pobre em Ferro, mas o solo é rico, e como consequência uma alta ingestão de ferro contrabalança uma perda por helmintíases.
Um exemplo do uso desse grão é a farinha de teff, que não contém trigo nem glúten. É rica em ferro e cálcio, tem uma aparência um pouco granulada, mas funciona muito bem em bolos e pães se usada em quantidade entre 25% a 50% da farinha estipulada na receita. Combina muito bem com assados mais escuros como bolo de chocolate, panquecas, wafles, brownie por ter coloração escura e sabor acentuado.


Rooibos tea (chá de arbusto vermelho) Outra novidade é o rooibos tea (chá de arbusto vermelho). Rooibos, que significa "arbusto vermelho" em africano, é uma planta do Sul Africano da família das leguminosas.

Embora o processamento para obtenção das folhas prontas para o chá tornou-se mais automatizado nos últimos anos, as medidas continuam as mesmas. As folhas (e por vezes galhos) são colhidas, submetidas a atrito, oxidadas ("fermentadas") e secas ao sol. É na etapa de atrito das folhas, na qual as mesmas são trituradas ou marteladas que permite que a matéria desenvolva sua coloração avermelhada durante o processo de oxidação.


Essas folhas (rooibos) são ricas em antioxidantes (quercitina, luteolina, isoquercetina, rutina) e flavonóides e contém concentrações mais altas desses compostos do que o chá normal. Embora nenhuma de suas alegações de benefícios à saúde tenha sido cientificamente comprovada, muitos estudos estão sendo desenvolvidos para comprovar as ações benéficas desse chá. Alem disso, os “rooibos tea” não contém cafeína e são pobres em taninos.

Kefir: alimento é apontado como mais eficaz que iogurte e coalhada


O quefir, também conhecido como kefir, é originário do eslavo Keif que significa “bem-estar” ou “bem-viver”. Os grãos de kefir são constituídos de uma microbiota variada, sendo constituída de uma suspensão de microrganismos simbiontes formada por bactérias acidófilas e leveduras (Saccharomyces, Kluyermyces, Candida e Pichia). Esses grânulos têm sido utilizados há milênios na produção de um fermentado à base de leite de diversos animais (vaca, búfala, égua, cabra, etc.) em diversos países. A bebida fermentada é considerada uma mistura probiótica à base de leite é frequentemente associada à longevidade sendo considerada terapêutica.

No Brasil, O quefir é utilizado como um produto da medicina popular, tendo hoje diversos efeitos probióticos relacionados à sua utilização. A bebida pronta para consumo contém ácido lático, assim como ácidos: fórmico, succínico e propiônico, CO2, álcool etílico, diferentes aldeídos e traços de álcool isoamílico e acetona, além de uma variedade de folatos.

Ele pode ser cultivado em açúcar mascavo, leite ou sucos de frutas, sendo sua coloração dependente do substrato utilizado para cultivo. Os grãos são amarelos claros quando cultivados em leite. Quando acrescidos de açúcar mascavo, tornam-se ocres e pardos, ou purpúreos se cultivados em suco de uva.

Yacon: adoçante natural


O yacon (Smallanthus sonchifolius) é uma raiz tuberosa que vem sendo investigada devido a algumas alegações de suas propriedades funcionais. É uma planta originária dos Andes, utilizada como alimento na América do Sul

Yacon possui propriedades antioxidantes e medicinais, sendo utilizado com sucesso na melhoria da flora intestinal, na redução do colesterol e no controle do diabetes. O mecanismo pelo qual ocorre o controle da glicose ainda não está claro. Uma das possíveis explicações é que o yacon armazena reservas, não na forma de amido, mas de açúcares conhecidos como frutooligossacarídeos (FOS). De baixo teor calórico, mas sem perder o sabor doce, os FOS atuam como adoçantes naturais. Além disso, como todo alimento rico em fibras solúveis, torna a absorção da glicose mais lenta.

Apesar de ser doce, o yacon tem um açúcar conhecido como oligofrutose, que não é absorvido pelo corpo. Isso significa que a raiz é pobre em calorias - o xarope de yacon tem metade das calorias do mel - e seu açúcar não eleva os níveis de glicose no sangue. Além disso, a oligofrutose é prebiótico o qual auxilia a reprodução de bactérias benéficas no cólon - um efeito também produzido pelos "bioiogurtes".

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses

Segunda-Feira, 31 de Agosto de 2009
Santíssimo Nome de Jesus

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

13Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. 14Se Jesus morreu e ressuscitou — e esta é nossa fé —, de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. 15Isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: nós que fomos deixados com vida para a vinda do Senhor não levaremos vantagem em relação aos que morreram. 16Pois o Senhor mesmo, quando for dada a ordem, à voz do arcanjo e ao som da trombeta, descerá do céu e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Em seguida, nós que formos deixados com vida seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. 18Exortai-vos, pois, uns aos outros, com estas palavras.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 95)
Segunda-Feira, 31 de Agosto de 2009
Santíssimo Nome de Jesus


— O Senhor vem julgar nossa terra.
— O Senhor vem julgar nossa terra.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
— Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses; porque um nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.
— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.
— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.



Evangelho (Lucas 4,16-30)
Segunda-Feira, 31 de Agosto de 2009
Santíssimo Nome de Jesus


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”
23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.
27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o Sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


São Raimundo Nonato
31 de Agosto




Primeira leitura (1º Tessalonicenses 4,13-18)


Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa "não nascido" porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho.

Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.

Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.

Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX lhe queria como Cardeal e conselheiro.

O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.


São Raimundo Nonato, rogai por nós!

domingo, 30 de agosto de 2009

É oficial! Fortaleza acerta com ex-meia habilidoso do Corinthians

Fortaleza, CE, 30 (AFI) - Agora é oficial! A diretoria do Fortaleza confirmou a contratação do pequenino, mas habilidoso meia Elton. Ex-jogador do Corinthians, ele vai ser submetido a exames médicos e físicos na manhã de segunda-feira e logo depois assinará contrato.

Élton José Xavier Gomes iniciou sua carreira no Corinthians, onde estreou em 2004. Mas ele também passou pelo São Caetano, Steaua Bucuresti, da Romênia e Al Nasser, da Arábia Saudita.


Em 2007, o jogador assinou contrato com o Steaua Bucuresti, da Romênia. Depois de três meses, o clube romeno decidiu negociá-lo com o Al Nasser, da Arábia Saudita.

O Fortaleza também está em negociação com um lateral esquerdo, um volante e um zagueiro.

Ficha Técnica:
Nome: Élton José Xavier Gomes.
Idade: 23 anos.
Data de nascimento: 7 de Abril de 1986.
Posição: meio-campo.
Naturalidade: Palmeiras dos Índios-AL.
Clubes: Corinthians, São Caetano, Steaua Bucuresti (Romênia) e Al Nasser (Arábia Saudita).

Seleção da Série B: Destaque para o Vovô que derrubou o líder

Campinas, SP, 30 (AFI) – Duas grandes forças do Campeonato Brasileiro da Série B perderam, mas continuam firmes no G4, grupo de acesso. O Vasco caiu diante do Ceará, mas lidera, com 42 pontos. O Guarani é o único time que participou das 21 rodadas dentro do G4, mas perdeu para o América-RN, por 3 a 1. Atlético-GO, vice-líder, e Ceará, completam, neste momento, a lista do G4.

Confira:
Balanço da 21.ª rodada e comentário
E a briga na ponta de baixo da tabela também está quente. O Campinense está reagindo e já passou a lanterna para o ABC, mas ambos estão na zona de queda, ao lado de Fortaleza e Duque de Caxias. Na Seleção da Rodada, o esquema adotado foi o 4-4-2. E, com certeza, muitos jogadores bons, ficaram de fora. Mas é ter paciência, porque só cabem 11. Resta correr e torcer para ser lembrado na próxima rodada.

Confira a Seleção da 21.ª Rodada:

Lopes (Ceará); Diego Macedo (Bragantino), Erivélton (Ceará), Dezinho (Ponte Preta) e Anderson Paim (Portuguesa; Lucas (Ipatinga), Neto Maranhão (Campinense), Rafinha (Paraná) e Guaru (América); Nadson (Bahia) e Jorge Henrique (Ceará). Técnico: PC Gusmão (Ceará)

Goleiro: Lopes (Ceará) - Além de não sofrer gols do líder Vasco, o goleiro operou verdadeiros milagres em pleno Maracanã. Lopes foi o nome do primeiro tempo ao fazer defesas importantes, quando o time carioca chegava com mais perigo. Se não fosse o camisa um do Vovô, o time não teria chegado a vitória no segundo tempo.

Lateral-direito: Diego Macedo (Bragantino) – O garoto parece ter um motorzinho nas costas, de tanta disposição para carregar a bola até o ataque. E, curiosamente, ele começou como lateral-direito e terminou como lateral-esquerdo no empate por 2 a 2 com o Atlético-GO, vice-líder da Série B.

Zagueiro-central: Erivélton (Ceará) – É claro que a vitória do Ceará sobre o Vasco da Gama, em pleno Maracanã, foi uma conquista do conjunto cearense. Mas o zagueiro suportou firme os “famosos” atacantes vascaínos, sendo um paredão na frente do goleiro Lopes, outro destaque do Vovô, que dá mostras de que pode mesmo chegar à Série A depois de 15 anos de Série B – é o mais velho participante da Série B.

Quarto-zagueiro: Dezinho (Ponte Preta) – Outro que tem sido muito regular na defesa da instável Ponte Preta. Ele marcou um gol no empate por 3 a 3 com o Paraná, em Campinas, que derrubou o técnico Pintado.

Lateral-esquerdo: Anderson Paim (Portuguesa) – Marcou o gol da vitória da Lusa sobre o Fortaleza, na estreia do técnico Vagner Benazzi. Paim tem sido muito regular pelo setor e agora acabou premiado com um gol importante para a campanha de seu time dentro da Série B.

Volante: Lucas (Ipatinga) - Ele é o reloginho do Ipatinga. Habilidoso, apesar de jogar mais na defensiva, Lucas sabe o momento certo de fazer o time jogar com velocidade ou esperar o adversário. Ele "quebrou" o meio-campo do Vila Nova, tanto defensivamente, como ofensivamente.

Volante: Neto Maranhão (Campinense) - Teve uma bela estreia pela Raposa. Com bom posicionamento e toque de bola, conseguiu dar qualidade na saída de jogo do campo de defesa e fazer a ligação com o meio. Fundamental para levar o time a frente e deu trabalho ao Brasiliense, principalmente com chutes de fora da área.

Meio-campo: Rafinha (Paraná) - Foi sensacional no duelo diante a Ponte Preta. Rafinha marcou o primeiro gol do jogo com menos de um minuto. Depois infernizou a defesa da Macaca e conseguiu belos lances, principalmente no segundo tempo, quando acertou uma boa no travessão e depois ao colocar a bola na cabeça de Gabriel para marcar o gol de empate aos 48 minutos. O melhor em campo, sem sombra de dúvidas.

Meio-campo: Guaru (América-RN) - O craque do Mecão está entre os melhores da rodada. Guaru deitou e rolou na defesa burgina, principalmente com a entrada de Dão, no segundo tempo. Guaru fez o terceiro gol de pênalti, após ele mesmo ser derrubado pelo zagueiro do Bugre. Além disso, participou da maioria das jogadas de ataque do América, que usou e abusou das jogadas de contra-ataques feitas pelo 10.

Atacante: Jorge Henrique (Ceará) - Entrou no intervalo do jogo no Maracanã e foi um dos responsáveis pela vitória do Vovô. Jorge Henrique soube como explorar a velocidade e aparecia tanto pelo lado direito quando pela esquerda. Foi dele o passe para os dois gols do Ceará, sendo que o primeiro ele venceu pela insistência ao roubar a bola da zaga. O herói do time cearense.

Atacante: Nadson (Bahia) - O atacante vai reencontrando no Bahia o bom futebol dos tempos de início de carreira no rival Vitória. Demonstrando habilidade e precisão, balançou as redes duas vezes. Um foi de pênalti, mas o outro uma verdadeira pintura, quando deixou dois marcadores para trás e chutou no ângulo. É preciso destacar também a grande atuação de Juninho, que marcou os dois gols do Atlético-GO, no empate, por 2 a 2, com o Bragantino.

Técnico: Paulo César Gusmão (Ceará) – qual foi o resultado mais expressivo da 21.ª rodada da Série B? A vitória do Ceará sobre o Vasco da Gama, por 2 a 0, no Maracanã. Por isso e pela grande campanha, PC Gusmão entra, de novo, na Seleção da Rodada do FI. O técnico deu um toque de classe ao Vovô, que parece mesmo capaz de garantir o acesso para o Brasileirão, em 2010. E o detalhe é que a rodada foi madrasta para os treinadores. Três deles caíram: Pintado (Ponte Preta), Roberto Fernandes (Figueirense – substituído por Márcio Araújo) e Heirberto Cunha (Brasiliense - substituído por Reinaldo Gueldini).

RESULTADOS

Campeonato Brasileiro-Serie A
Fase única
22ª rodada
São Paulo 0 x 0 Palmeiras
Santos 2 x 0 Fluminense
Internacional 4 x 0 Goiás
Vitória 3 x 3 Cruzeiro
Atlético-MG 1 x 1 Sport
Botafogo 3 x 3 Grêmio

Campeonato Brasileiro - Série C
Semifinais
Jogos de volta
Icasa 2 x 3 ASA
América-MG (7) 2 x 1 (6) Guaratinguetá

Campeonato Brasileiro - Série D
3ª fase
Jogos de ida
Chapecoense 2 x 1 Londrina-PR
Sergipe 3 x 1 Alecrim
São Raimundo-PA 4 x 1 Cristal-AP

Campeonato Cearense 3ª Divisão

Arsenal 1 x 1 Pacajus
Maguary 0 x 3 América

Copa Paulista
Primeira fase
9ª rodada
Noroeste 2 x 1 Linense
Sertãozinho 1 x 0 Mirassol
América 2 x 1 Ferroviária
Ituano 1 x 0 Votoraty
Paulista 3 x 1 Barbarense
Campinas 1 x 1 Sorocaba
Flamengo 2 x 1 Osasco
São José 2 x 0 Pão de Açucar
Palmeiras-B 1 x 1 Portuguesa Santista

Campeonato Paulista - Segunda Divisão
Terceira fase
2ª rodada
Elosport 0 x 1 Red Bull Brasil
Atl.Araçatuba 5 x 2 Mogi-M.Cruzes
Taubaté 3 x 3 Guaçuano
Campeonato Alemão
Fase Única
4ª rodada
Hertha 2 x 3 Werder Bremen
Hamburgo 3 x 1 Colônia


Campeonato Argentino – Apertura
Fase única
2ª rodada
River Plate 4 x 3 Chacarita Juniors
Atletico Tucuman 2 x 4 Independiente
Lanus 1 x 2 Boca Juniors
Newell's Old Boys 1 x 0 Huracan

Campeonato Inglês
Fase Única
4ª rodada
Portsmouth 0 x 1 Manchester City
Everton 2 x 1 Wigan
Aston Villa 2 x 0 Fulham

Campeonato Italiano
Fase Única
2ª rodada
Atalanta 0 x 1 Genoa
Cagliari 1 x 3 Siena
Chievo Verona 1 x 2 Lazio
Fiorentina 1 x 0 Palermo
Napoli 3 x 1 Livorno
Parma 2 x 1 Catania
Roma 1 x 3 Juventus
Sampdoria 3 x 1 Udinese

Campeonato Espanhol
Fase Única
1ª rodada
Athletic Bilbao 1 x 0 Espanyol
Mallorca 2 x 0 Xerez
Osasuna 1 x 1 Villarreal
Racing Santander 1 x 4 Getafe
Málaga 3 x 0 Atlético de Madri
Valencia 2 x 0 Sevilla
Almeria 0 x 0 Valladolid


Campeonato Francês
Fase Única
4ª rodada
Toulouse 0 x 1 Valenciennes
PSG 3 x 0 Lille
Marseille 0 x 0 Bordeaux

Campeonato Português
Fase Única
3ª rodada
Braga 3 x 1 Belenenses
União Leiria 0 x 0 Marítimo
Leixões 0 x 0 Rio Ave
Academica Coimbra 0 x 2 Sporting Lisbon

Basquete
Campeonato Paulista
Masculino
Bauru 79 x 81 Santo André
Franca 96 x 70 Sorocaba

Copa América
Quinta rodada
Grupo A
Uruguai 54 x 49 México
Brasil 84 x 64 Panamá


Judô
Mundial de Roterdã
Masculino - até 100 kg

Primeira rodada
Luciano Correa (BRA) vence Dionysios Iliadis (GRE) - ippon
Sin Kyeong-Seob (CDS) vence Sander Maripuu (EST) - ippon
Artem Bloshenko (UCR) vence Cristian Schmidt (ARG) - ippon
Ramadan Darwish (EGI) vence Martin Janata (SVK) - ippon
Peter Cousins (GBR) vence Daniel Hadfi (HUN) - ippon
Henk Grol (HOL) vence Dimitri Peters (ALE) - ippon
Egidijus Zilinskas (LIT) vence Martin Pacek (SUE) - ippon
Tagir Khaybulaev (RUS) vence Filip Joveski (MAC) - ippon
Cyril Maret (FRA) vence Lukas Krpalek (TCH) - waza-ari
Oreydis Despaigne (CUB) vence Daniel Brata (ROM) - yuko
Elmar Gasimov (AZE) vence Djamaldin Aliev (EUA) - ippon

Segunda rodada
Luciano Correa (BRA) vence Italo Cordova (CHI) - ippon
Temuulen Battulga (MOG) vence Sin Kyeong-Seob (CDS) - ippon
Artem Bloshenko (UCR) vence Yauhen Biadulin (BLR) - ippon
Przemyslaw Matyjaszek (POL) vence Morgan Endicott-Davies (AUS) - ippon
Ramadan Darwish (EGI) vence Abdullah Al Otaibi (KUW) - ippon
Peter Cousins (GBR) vence Scott Edward (CAN) - yuko
Henk Grol (HOL) vence Alberto Borin (ITA) - ippon
Muhamadmurod Abdurahmonov (TJK) vence Amel Mekic (BOS) - ippon
Elco van der Geest (BEL) vence Stanislav Cernega (MDA) - waza-ari
Jevgenijs Borodavko (LET) vence Egidijus Zilinskas (LIT) - ippon
Maxim Rakov (CAZ) vence Tagir Khaybulaev (RUS) - yuko
Sherali Pulatov (UZB) vence Ndibu Mushi (CON) - waza-ari
Takamasa Anai (JAP) vence Irakli Tsirekidze (GEO) - ippon
Cyril Maret (FRA) vence Sergio Garcia Malfavon (MEX) - waza-ari
Oreydis Despaigne (CUB) vence Anil Kumar (IND) - waza-ari
Elmar Gasimov (AZE) vence Ariel Zeevi (ISR) - waza-ari

Terceira rodada
Temuulen Battulga (MOG) vence Luciano Correa (BRA) - waza-ari
Artem Bloshenko (UCR) vence Przemyslaw Matyjaszek (POL) - ippon
Ramadan Darwish (EGI) vence Peter Cousins (GBR) - yuko
Henk Grol (HOL) vence Muhamadmurod Abdurahmonov (TJK) - ippon
Jevgenijs Borodavko (LET) vence Elco van der Geest (BEL) - ippon
Maxim Rakov (CAZ) vence Sherali Pulatov (UZB) - ippon
Takamasa Anai (JAP) vence Cyril Maret (FRA) - ippon
Elmar Gasimov (AZE) vence Oreydis Despaigne (CUB) - waza-ari

Quartas de final
Artem Bloshenko (UCR) vence Temuulen Battulga (MOG) - ippon
Henk Grol (HOL) vence Ramadan Darwish (EGI) - ippon
Maxim Rakov (CAZ) vence Jevgenijs Borodavko (LET) - ippon
Elmar Gasimov (AZE) vence Takamasa Anai (JAP) - ippon

Repescagem
Ramadan Darwish (EGI) vence Temuulen Battulga (MOG) - yuko
Takamasa Anai (JAP) vence Jevgenijs Borodavko (LET) - ippon

Semifinais
Henk Grol (HOL) vence Artem Bloshenko (UCR) - ippon
Maxim Rakov (CAZ) vence Elmar Gasimov (AZE) - waza-ari

Disputa do bronze
Ramadan Darwish (EGI) vence Elmar Gasimov (AZE) - yuko
Takamasa Anai (JAP) vence Artem Bloshenko (UCR) - ippon

Final
Maxim Rakov (CAZ) vence Henk Grol (HOL) - ippon


Masculino - acima de 100 kg

Primeira rodada
Grim Vuijsters (HOL) vence Alexandr Mikhailine (RUS) - yuko
Ivan Iliev (BUL) vence Wei-Jen Shih (TPE) - ippon
Zviadi Khanjaliashvili (GEO) vence Islam El Shahaby (EGI) - ippon

Segunda rodada
Yasuyuki Muneta (JAP) vence Grim Vuijsters (HOL) - ippon
Dorjpalan Gankhuyag (MOG) vence Saud Albusiri (KUW) - ippon
Oscar Brayson (CUB) vence Barna Bor (HUN) - waza-ari
Shavkat Ikbolov (TJK) vence Gustavo Gatario (ARG) - ippon
Abdullo Tangriev (UZB) vence Janusz Wojnarowicz (POL) - ippon
Thormodur Jonsson (ISL) vence Semir Pepic (AUS) - ippon
Daniel Andrey Hernandes (BRA) vence Vassilios Iliadis (GRE) - waza-ari
Kim Soo-Whan (CDS) vence Wu Yuepeng (CHN) - ippon
Martin Padar (EST) vence Angel Parra (ESP) - ippon
Stanislav Bondarenko (UCR) vence Daniel McCormick (EUA) - ippon
Teddy Riner (FRA) vence Vladimirs Osnacs (LET) - ippon
Ivan Iliev (BUL) vence Matthew Clempner (GBR) - ippon
Marius Pashevicius (LIT) vence Anis Chedly (TUN) - ippon
Christoffer Johansson (SUE) vence Zviadi Khanjaliashvili (GEO) - ippon
Andreas Tölzer (ALE) vence Carlos Erick Zegarra Pesser (PER) - ippon
Igor Makarov (BLR) vence Ulan Ryskul (CAZ) - ippon

Terceira rodada
Dorjpalan Gankhuyag (MOG) vence Yasuyuki Muneta (JAP) ippon
Oscar Brayson (CUB) vence Shavkat Ikbolov (TJK) - waza-ari
Abdullo Tangriev (UZB) vence Thormodur Jonsson (ISL) - waza-ari
Daniel Andrey Hernandes (BRA) vence Kim Soo-Whan (CDS) - ippon
Martin Padar (EST) vence Stanislav Bondarenko (UCR) - ippon
Teddy Riner (FRA) vence Ivan Iliev (BUL) - ippon
Marius Pashevicius (LIT) vence Christoffer Johansson (SUE) - ippon
Andreas Tölzer (ALE) vence Igor Makarov (BLR) - ippon

Quartas de final
Oscar Brayson (CUB) vence Dorjpalan Gankhuyag (MOG) - waza-ari
Abdullo Tangriev (UZB) vence Daniel Andrey Hernandes (BRA) - ippon
Teddy Riner (FRA) vence Martin Padar (EST) - waza-ari
Marius Pashevicius (LIT) vence Andreas Tölzer (ALE) - waza-ari

Repescagem
Daniel Andrey Hernandes (BRA) vence Dorjpalan Gankhuyag (MOG) - waza-ari
Martin Padar (EST) vence Andreas Tölzer (ALE) - ippon

Semifinais
Oscar Brayson (CUB) vence Abdullo Tangriev (UZB) - yuko
Teddy Riner (FRA) vence Marius Pashevicius (LIT) - ippon

Disputa do bronze
Marius Pashevicius (LIT) vence Daniel Andrey Hernandes (BRA) - ippon
Abdullo Tangriev (UZB) vence Martin Padar (EST) - ippon

Final
Teddy Riner (FRA) vence Oscar Brayson (CUB) - yuko


Feminino - acima de 78 kg

Primeira rodada
Lucija Polavder (SLO) vence Nina Cutro-Kelly (EUA) - ippon
Carola Uilenhoed (HOL) vence Aminata Diatta (SEN) - ippon
Franziska Konitz (ALE) vence Sara Alvarez (ESP) - ippon
Idalis Ortiz Boucurt (CUB) vence Nihal Chikhrouhou (TUN) - yuko
Gulsah Kocaturk (TUR) vence Urszula Sadkowska (POL) - ippon
Eva Bisseni (FRA) vence Gulzhan Issanova (CAZ) - yuko
Tong Wen (CHN) vence Rania Kilali (MAR) - ippon
Maki Tsukada (JAP) vence Kim Na-Young (CDS) - ippon

Segunda rodada
Karina Bryant (GBR) vence Lucija Polavder (SLO) - waza-ari
Vanessa Zambotti (MEX) vence Carola Uilenhoed (HOL) - yuko
Franziska Konitz (ALE) vence Tsai Hsiu-Ya (TPE) - ippon
Idalis Ortiz Boucurt (CUB) vence Rochele Nunes (BRA) - ippon
Gulsah Kocaturk (TUR) vence Larisa Ceric (BOS) - ippon
Marina Prokofieva (UCR) vence Eva Bisseni (FRA) - ippon
Tong Wen (CHN) vence Tea Dongouzachvili (RUS) - ippon
Maki Tsukada (JAP) vence Melissa Mojica (PRC) - ippon

Quartas de final
Karina Bryant (GBR) vence Vanessa Zambotti (MEX) - ippon
Franziska Konitz (ALE) vence Idalis Ortiz Boucurt (CUB) - ippon
Gulsah Kocaturk (TUR) vence Marina Prokofieva (UCR) - waza-ari
Tong Wen (CHN) vence Maki Tsukada (JAP) - ippon

Repescagem
Idalis Ortiz Boucurt (CUB) vence Vanessa Zambotti (MEX) - yuko
Maki Tsukada (JAP) vence Marina Prokofieva (UCR) - ippon

Disputa do bronze
Idalis Ortiz Boucurt (CUB) vence Gulsah Kocaturk (TUR) - ippon
Maki Tsukada (JAP) vence Franziska Konitz (ALE) - ippon

Final
Tong Wen (CHN) vence Karina Bryant (GBR) - ippon






F-1
GP da Bélgica
Francorchamps
Resultado oficial
1. Kimi Räikkönen (FIN) - Ferrari - 1h23min50s995
2. Giancarlo Fisichella (ITA) - Force India - a 0s939
3. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - a 3s875
4. Robert Kubica (POL) - BMW - a 9s966
5. Nick Heidfeld (ALE) - BMW - a 11s276
6. Heikki Kovalainen (FIN) - McLaren - a 32s763
7. Rubens Barrichello (BRA) - Brawn GP - a 35s461
8. Nico Rosberg (ALE) - Williams - a 36s208
9. Mark Webber (AUS) - Red Bull - a 36s959
10. Timo Glock (ALE) - Toyota - a 41s490
11. Adrian Sutil (ALE) - Force India - a 42s636
12. Sébastien Buemi (SUI) - Toro Rosso - a 46s106
13. Kazuki Nakajima (JAP) - Williams - a 54s241
14. Luca Badoer (ITA) - Ferrari - a 1min38s177
15. Fernando Alonso (ESP) - Renault - não completou
16. Jarno Trulli (ITA) - Toyota - não completou
17. Jenson Button (GBR) - Brawn GP - não completou
18. Romain Grosjean (FRA) - Renault - não completou
19. Lewis Hamilton (GBR) - McLaren - não completou
20. Jaime Alguersuari (ESP) - Toro Rosso - não completou